Laboratório de Criatividade e Mediações em Arte - OP da Linha 2

Código: PPGA0017
Curso: Mestrado em Artes
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: EMENTA
Fundamentação técnico-científica da criatividade. Múltiplos conceitos, definições e critérios de criatividade. Percepção e mitos acerca do tema. Criatividade na Educação com seu caráter significativo, construtivo e significativo. Ensino e aprendizagem significativos, construtivo-compreensivos e criativo-inventivos. Metodologias e procedimentos criativos para mediações em arte.
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ALENCAR, Eunice Soriano. Criatividade: múltiplas perspectivas. Brasília: UnB, 2003.
ARANHA, C. S. G., & Canton, K. Espaços da Mediação: A arte e seus públicos. 2013.
IAVELBERG, Rosa. Arte/Educação Modernista e Pós-Modernista: Fluxos na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2017.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALENCAR, E. M. S.; FLEITCH, D. S. Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, jan./abr. 2003, v.19, n.1, p 1-8.
BARBOSA, Maria Helena Rosa. Ações educativas em museus de arte: entre políticas e práticas. Palíndromo, v. 4, n. 7, 2013.

FERREIRA, Sueli. (Org.). O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2001.
NEVES-PEREIRA, Mônica, FLEITH, Denise de Souza. Teorias da Criatividade. Campinas, SP: Alínea, 2020.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

TORRE, Saturnino de la. Criatividade Aplicada: recursos para uma formação criativa. São Paulo: Madras, 2008.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910