As contribuições das imagens digitais para o processo criativo na educação básica
Nome: GEISA KATIANE DA SILVA
Data de publicação: 25/04/2024
Banca:
Nome | Papel |
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DANIEL DE SOUZA NEVES HORA | Examinador Interno |
SOLANGE MUGLIA WECHSLER | Examinador Externo |
STELA MARIS SANMARTIN | Presidente |
Resumo: O objetivo desta pesquisa é preencher uma lacuna existente na elaboração de estratégias e de metodologias criativas no ensino de arte na Educação Básica, visando ao estímulo da criatividade por meio do uso de imagens digitais em turmas do Ensino Médio. Para tanto, foram concebidas práticas pedagógicas fundamentadas nas "Estratégias criativas" desenvolvidas por De La Torre (2005), almejando explorar o potencial educacional das imagens digitais. Isto porque estudos evidenciam que as deficiências nas habilidades digitais dos adolescentes desafiam a preconcepção de que são automaticamente proficientes em tecnologia, sublinhando, assim, a imperatividade de uma abordagem crítica no âmbito da educação digital. Com intuito de saná-las, duas estratégias didáticas para criação de imagens, fazendo uso de imagens digitais, foram minuciosamente analisadas, ambas evidenciando um significativo potencial para fomentar o desenvolvimento da criatividade, reflexão crítica e autonomia dos estudantes, com destaque para aquela que incorpora as estratégias de De La Torre (2005), a qual possibilita um leque mais abrangente de possibilidades aos discentes. Além disso, esta pesquisa investiga os benefícios e desafios intrínsecos à integração das tecnologias digitais na educação, salientando a relevância da reflexão crítica para otimizar os benefícios e assegurar uma abordagem inclusiva e significativa para o desenvolvimento dos estudantes.