Paul Klee e as perspectivas de ensino interartes
Nome: HENDY ANNA OLIVEIRA GOMES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/09/2022
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
ALEXANDRE SIQUEIRA DE FREITAS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ALEXANDRE SIQUEIRA DE FREITAS | Orientador |
ANDRÉ DOMINGUES DOS SANTOS | Examinador Externo |
RENATA GOMES CARDOSO | Examinador Interno |
Resumo: A presente pesquisa realiza uma investigação sobre possíveis aportes de Paul Klee para ações pedagógicas interartes. Refletimos sobre diferenças e semelhanças entre as linguagens da arte e, neste caminho, buscamos ampliar nosso olhar, conscientes de que esta demanda exige um profundo estudo, além do estabelecimento de critérios sólidos e coerentes para a construção de proposições pedagógicas no campo das Artes. Para alcançar os resultados esperados, percorremos conceitos de matéria e técnica, hibridismo, som e imagem/cor, multissensorialidade, experiência estética, processos criativos embasados em autores como Klee (1925; 1960; 1990; 2001), Merleau-Ponty (1999; 2014), Iazzetta (2016), Freitas (2008; 2009; 2012; 2016; 2020; 2021), Pareyson (1996), Caznok (2008), Eco (1976), Lichtenstein (2005), Hernández (1998), Clüver (1997), Freire (1996), Plaza (2013), Barbosa (2015) entre outras. Esperamos, com esta pesquisa, compartilhar reflexões, experiências e, quem sabe, perspectivas pedagógicas interartes que possam ser úteis a professoras e pesquisadoras do campo das artes e da educação. Palavras-Chave: Estudos Interartes; Paul Klee; Pedagogias Interartes