Reprodução técnica do som em Walter Benjamin: entre a recepção da escuta e processos criativos musicais e sonoros

Nome: ABRAÃO CARVALHO NOGUEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/09/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE SIQUEIRA DE FREITAS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE SIQUEIRA DE FREITAS Orientador
FABIANO ARAUJO COSTA Examinador Interno
SÉRGIO ROCLAW BASBAUM Examinador Externo

Resumo: A pesquisa terá como base e linha norteadora de diálogo, o ensaio do filósofo, escritor e tradutor Walter Benjamin, A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica (1936), com o objetivo de investigar subsídios teóricos para desenvolver reflexões específicas a respeito da música. As categorias de reprodução técnica do som e aura musical ocupam a centralidade do debate no que tange à música em duas possibilidades ou parâmetros de estudo. Uma linha de investigação de natureza teórica, se refere ao problema da recepção sonora/musical no contexto histórico da reprodução técnica do som. E a outra linha investigativa de natureza da linguagem musical promovida nos domínios dos processos criativos. Neste percurso a interlocução com autores como Paul Valéry, Fernando Iazzetta, Jacques Attali, Alexandre Freitas, Fabiano Costa, Sérgio Basbaum, bem como o diálogo com obras que versam sobre a história de gêneros musicais e artistas contemporâneos, procurará aliar a reflexão teórica com a investigação musical de natureza histórica e de seus processos criativos.
Palavras-chave: Walter Benjamin, reprodução técnica do som, aura musical, recepção estética sonora, processos criativos musicais

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