O PRESENTE: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES ENTRE
ESPELHO, FOTOGRAFIA E ESPECTADOR NOS QUADRI SPECCHIANTI DE
MICHELANGELO PISTOLETTO
Nome: RAIARA KELLEM CARDOSO ROCHA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/03/2018
Orientador:
Nome | Papel |
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APARECIDO JOSE CIRILO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANGELA MARIA GRANDO BEZERRA | Examinador Interno |
APARECIDO JOSE CIRILO | Orientador |
DAVID RUIZ TORRES | Examinador Interno |
TAILZE MELO FERREIRA | Examinador Externo |
Resumo: A década de 1960 foi marcada por grandes mudanças. Categorizações entremeadas ao campo da arte foram flexibilizadas e práticas que permitiram reconfigurar o papel do espectador nas obras e nas exibições artísticas foram instituídas. Nesse cenário de grandes transformações, o artista italiano Michelangelo Pistoletto iniciou a produção dos Quadri specchianti, trabalhos compostos de imagens pictóricas e/ou fotográficas sobrepostas em superfícies espelhadas. O jogo de relações, proposto por Pistoletto, por meio dos elementos escolhidos para compor as obras, indicam o intuito de efetivar um
processo interativo carregado de complexidade, que se tornou ponto de partida para o alcance do objetivo desta pesquisa: investigar e discutir questões relativas à participação do espectador. A fim de atingir o propósito apresentado, e igualmente abordar, de modo mais preciso, outros aspectos enleados às obras, as reflexões estenderam-se para incluir as relações institucionais do artista, a poética de criação dos trabalhos e certas mudanças ocorridas no processo de interação do público após a popularização da fotografia e das mídias sociais. Palavras-chave: Pistoletto, Michelangelo. Mídia social. Fotografia. Criação (Literária, artística, etc.)