II ENCONTRO RETINA.INTERNATIONAL – BRASIL & FRANÇA

/ colóquio
/ exposição projetada
/ publicações

O conceito de imagens de imagens* engendra uma questão: que tipos de imagens estão em jogo? E quais imagens à era do contemporâneo, onde a internet pode ter aberto não à “aldeia global”, mas ao anonimato global, não ao ego encontrado ou reencontrado, mas ao pseudo inventado, não ao existente singular, mas à imagem generalizada? Além disso, a imagem de uma pessoa não é a pessoa.

O que dizer, então, da  complexa relação entre imagem e anonimato nesta era do contemporâneo?

Uma abordagem multidisciplinar deve nos esclarecer: artísticopoética, poiético-estética, claro; mas também ético-política, jurídicoeconômica; e, obviamente, sócio-histórica, psicanalítico-filosófica.

Porque existe o con-temporâneo, a inter-humanidade e o interhumano dividido entre imagem e anonimato.

* Objeto do nosso 1° colóquio (Vitória & Paris, 2017): cf. François Soulages & Bruno Zorzal (co-org), Images d’images, Paris, L’Harmattan, coleção Eidos, série Photographie, 2017 e Revista Farol #18, PPGA/Ufes, dezembro 2017.

O segundo momento deste Encontro acontece na Universidade Paris 8 Vincennes - Saint-Denis, na França, em 30 de outubro.