Bibliotecas

A UFES possui uma rede integrada de bibliotecas. Seu acervo disponível para consulta compõe-se de 100.080 títulos, com 224.029 exemplares de livros; 5.983 títulos de dissertações e teses com 8.144 exemplares; 2.235 títulos com 3.208 exemplares de multimeios; 1.701 títulos com 74.520 fascículos de periódicos. A atual estrutura do SIB-Ufes contempla oito unidades:

• Biblioteca Central
• Biblioteca Setorial Tecnológica
• Biblioteca Setorial de Educação
• Biblioteca Setorial de Artes
• Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde
• Biblioteca Setorial do Ceunes
• Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias
• Biblioteca Setorial do Núcleo de Estudos e de Difusão de Tecnologia em Florestas, Recursos Hídricos e Agricultura Sustentável (Nedtec).

Com o advento de novos formatos de material didático-científico, a Ufes, visando a adequar-se às novas exigências do universo acadêmico e possibilitar acesso remoto à sua comunidade, aderiu, no ano de 2011, à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) – iniciativa da Rede Nacional de Pesquisas. Tal rede possibilita acesso remoto a todos os recursos do Portal de Periódicos da Capes. Além de potencializar o uso da ferramenta, proporciona ao usuário estudante acesso a mais de 37.000 títulos de periódicos científicos, vinculados às mais destacadas bases de dados nacionais e estrangeiras. Já a configuração de proxy possibilita o acesso aos demais recursos eletrônicos comprados com verba da universidade, a saber:

• E-books das editoras Cambridge, Wiley, IEEE, Elsevier, Zahar e Senac SP, totalizando aproximadamente 1.500 títulos nacionais e estrangeiros;
• Bases de dados de periódicos eletrônicos Academic Search Complete, World Politics Review e VLex;
• Base de dados de Normas Técnicas da ABNT.

No âmbito dos suportes de informação eletrônica disponíveis aos usuários, destaca-se a disponibilização dos trabalhos acadêmicos oriundos dos programas de pós-graduação da Ufes, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), bem como a produção intelectual da Instituição em seu repositório. O Programa de Pós-graduação em Artes da UFES conta a partir de 2008 com quatro diferentes acervos bibliográficos:

1) O Sistema Integrado de Bibliotecas da Ufes possui oito unidades distribuídas nos quatro campi universitários, com um acervo de 438 mil exemplares e 143 mil títulos;

2) A Biblioteca Setorial do Centro de Artes conta com os seguintes itens: 7.819 títulos de livros; 121 títulos de dissertações com 136 exemplares; 58 teses; 367 monografias; 5 títulos de periódicos; 90 títulos obras de referência

3) Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes (com cerca de 300 obras sobre arte contemporânea e cultura);

4) Laboratório do GPTA (com cerca de 350 exemplares sobre arquitetura e teoria da arte).

A maior parte das publicações adquiridas pelo PPGA com recursos do Centro de Artes da UFES, destina-se à atualização da Biblioteca Setorial do CAR, sendo também utilizada pela graduação (somente para consulta).
Nesse sentido, o PPGA conta com o apoio da Biblioteca Setorial do Centro de Artes da UFES (BSARTES). Essa biblioteca possui um acervo bibliográfico geral da graduação e um específico, gerado pelos Programas de Pós-graduação do Centro de Artes. Ocupa uma área de 280 metros quadrados, localizada no Centro de Artes. Nesta, o acervo específico do PPGA é liberado para consulta da graduação, porém somente liberado para empréstimos para os alunos da pós-graduação.

Esse acervo do PPGA, organizado com recursos do PQI/CAPES, continua sendo mantido e atualizado pelos projetos de pesquisa dos professores do Programa. Desde 2008, com a conclusão do curso dos primeiros mestrandos do Programa, começamos a criar um Banco de Dissertações, disponível para consultas de alunos da graduação e pós-graduação. Adicionalmente, o Programa também conta com um acervo disponível nos laboratórios, adquiridos com recursos provenientes de diversos projetos de pesquisa. O SIB/UFES está informatizado com mais de uma centena de computadores ligados à internet.

Os pesquisadores do PPGA acessam o PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, que se constitui num valiosíssimo instrumento para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, particularmente nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Além do acesso nas instalações do SIB/UFES, os professores e alunos também fazem o acesso ao Portal da CAPES a partir das várias unidades de ensino.

Além desse acesso direto dentro das instalações da UFES, os professores, alunos, pesquisadores e funcionários da UFES podem acessar o Portal de Periódicos da CAPES de fora da UFES de duas maneiras: (cf.):

I - Através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), usando o link MEU ESPAÇO no canto superior direito da página do Portal, a pessoa utiliza a identificação institucional da UFES, pois a UFES faz parte da CAFe desde 2011;

II - Através do SAR - Serviço de Acesso Remoto ao Portal de Periódicos da CAPES, que foi criado em final de 2008 através da parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e a Biblioteca Central.

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UFES (SIB/UFES): O SIB/UFES faz parte das seguintes redes: PERGAMUM, BIREME, COMUT, BIBLIODATA, REBAP, REBAE, CCN, ISTEC. Dentre os serviços oferecidos pelo SIB/UFES destacamos:

  • Catálogo online;
  • Empréstimo domiciliar;
  • Treinamento de usuários;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Orientação e Normalização de Trabalhos Acadêmicos;
    • Comutação bibliográfica;
    • Reserva da bibliografia usada nos cursos;
    • Catalogação na Publicação;
  • Página WEB;
  • Biblioteca Digital;
  • Empréstimo entre bibliotecas;
  • Orientação e treinamento no Portal de Periódicos;
  • Publicação de Dissertações e Teses na Biblioteca Digital.

BIBLIOTECA ESPECÍFICA MAIS UTILIZADA PELO PROGRAMA:

O PPGA conta, como anteriormente dito, com o apoio da Biblioteca Setorial do Centro de Artes da UFES (BSARTES). Essa biblioteca possui um acervo bibliográfico geral da graduação e um específico, gerado pelos Programas de Pós-graduação do Centro de Artes; ocupa 280 metros quadrados, localizada em um prédio construído especificamente para abrigar e dar acesso às informações de atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão do CAR. O acervo específico do Programa é liberado para consulta dos discentes da graduação, porém somente liberado para empréstimos para os alunos da pós-graduação. Esse acervo do PPGA, organizado em 2007 com recursos do PQI-1632/CAPES, é mantido e atualizado pelos projetos de pesquisa dos professores do Programa. Desde 2008, com a conclusão do curso de nossos primeiros mestrandos, começamos a criar um Banco de Dissertações, disponível para consultas de alunos da graduação e pós-graduação. O outro acervo que responde à demanda do PPGA está localizado na Biblioteca Central da Universidade e é disponível para consulta e empréstimo para toda a comunidade acadêmica. Este acervo é mantido e atualizado anualmente com recursos da administração central com cota específica no Centro de Artes para os Programas de Mestrado. A BSARTES está no processo final de integração do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFES, e em 2010 terá toda a sua base de dados integrada à base geral da UFES. OUTRAS FONTES DE CONSULTA: Outras fontes específicas de documentação disponível aos alunos do PPGA são o Centro de Documentação da UFES e o Acervo de Obras da Secretária de Cultura da UFES, que possibilitam pesquisas tanto sobre a história da Universidade e de seus docentes e alunos de Artes nos 50 anos do Centro de Artes, mas também o acesso a material visual sobre o funcionamento dos Setores de Galeria da UFES e seu acervo que contém obras de importantes artistas nacionais.

BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UFES (BDTD/UFES):

Por fim, mas não menos importante, queremos mencionar a BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UFES (BDTD/UFES). Ela foi criada em 2006, e disponibiliza, na íntegra, o conteúdo das Teses e Dissertações defendidas nos cursos de Pós-Graduação stricto sensu da UFES, e está integrada à BDTD Nacional, mantida pelo IBICT. Esta BDTD atende à Portaria N° 13, de 15 de fevereiro de 2006, da CAPES, que exige a entrega de Teses e Dissertações em meios impresso e eletrônico e sua disponibilização na Internet.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910