Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Ufes

  • Essa linha propõe a realização de pesquisas teórico-práticas em história, crítica e teoria da Arte e destaca suas relações com outros campos do conhecimento – em diferentes recortes temporais, com ênfase na contemporaneidade. Objetiva o pensamento reflexivo e o discurso crítico mediante o emprego de metodologias que privilegiem os estudos historiográficos e interpretativos, com ênfase na reflexão sobre a produção e as diferentes linguagens artísticas, nas transformações teórico-conceituais do cenário artístico, nos pressupostos estéticos e na cultura brasileira.

    *Informações sobre a autora da imagem: Maíne Batista é mestranda do PPGA da UFES. Formada em Comunicação Social e Filosofia.
    Título do trabalho: Regata de papel
    Técnica: Nanquim colorido sobre papel Canson branco - 180g
    Dimensões: 18,5 x 12cm
    Data: 2017

    .

  • Linha de pesquisa prático-teórica com foco nos fenômenos e na produção artístico-cultural na contemporaneidade. Abriga pesquisas que investigam a produção da arte em diferentes espacialidades, territorialidades, sistemas, tecnologias, sociabilidades e mediações, explora processos, produções, narrativas, discursos e políticas. Objetiva a reflexão, a proposição plástica e reflexiva, assim como a circulação de conceitos e práticas artísticas e culturais, buscando nexos entre a Arte e o pensamento social.
    Nesse sentido, essa linha promove uma importante abertura para a relação da produção artística com as reflexões teórico-práticas nos processos poéticos e culturais.

    *Informações sobre a autora da imagem: Andreia Falqueto é mestranda no PPGA da UFES e Bacharel em Artes Plásticas.
    Título do trabalho: Ricardo (No Pics Please)
    Técnica: óleo sobre tela
    Dimensões: 60x80 cm
    Data: 2015

    .

  • A linha de pesquisa privilegia investigações teórico-práticas que abarcam modalidades de criação, mediação e circulação de produtos artísticos e sonoros em sua interação com mídias e tecnologias aplicadas à inovação e ao desenvolvimento sociocultural.

  • A linha de pesquisa propõe o desenvolvimento de reflexões sobre os processos e linguagens artístico-visuais, nos diferentes contextos históricos, temporais, político-críticos e sociais. Os discursos contemplam a veiculação, mediação e recepção do produto artístico, práticas culturais, ações criativas e curatoriais, bem como as propostas de inserção, preservação e musealização de objetos perenes e efêmeros.

O Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo proporciona formação acadêmica ampla e aprofundada, em nível de Mestrado, e desenvolve capacidade de ensino e pesquisa no campo teórico, histórico, crítico e poético das artes. Seus objetivos são:

  • Desenvolver a pesquisa em arte, e estimular investigações, reflexões e debates que contribuam para o aprimoramento das práticas e análises das artes visuais em seus espaços temporais;

  • Inserir o Estado do Espírito Santo na produção estética e de conhecimento nas artes visuais nacionais, e torná-lo um polo de produção e difusão de reflexões no campo da arte e do pensamento;

  • Formar profissionais hábeis e capazes de:
    a) interferir no desenvolvimento da produção e da reflexão nas artes visuais;
    b) contribuir para o crescimento artístico do ES e do país;
    c) atuar tanto na produção cultural quanto nas atividades docentes do ensino das artes visuais, essencialmente nas IES, mas também na educação básica e na educação informal, em museus e galerias;
    d) incentivar os estudos da produção artística capixaba desde o período colonial, e realizar sua mediação com a realidade nacional e internacional.

Esses objetivos mantêm a coesão do Programa de Mestrado e seu norte conceitual, além de integrar teoria e prática, num processo contínuo que contribui para o crescimento da área.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Artes desde 2006 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 na última avaliação.

O programa já formou 153 mestres e conta com 41 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910