ALMEIDA JUNIOR: A afirmação de uma subjetividade moderna.

Nome: TANIA MARIA CRIVILIN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/06/2011

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALMERINDA DA SILVA LOPES Examinador Interno
ANA MARIA TAVARES CAVALCANTI Examinador Externo
ANGELA MARIA GRANDO BEZERRA Orientador

Resumo: Esta dissertação de mestrado versa sobre o pintor Almeida Junior (1850 - 1899), conhecido principalmente por suas telas de temática regionalista. O principal objetivo do trabalho consiste em desenvolver um estudo teórico buscando a identificação de questões subjetivas na obra do pintor e a partir daí rever o processo de instauração de uma discussão pictórica, bem como o desdobramento desta no envolvimento com o espectador. Interessa-nos, deste modo, a compreensão de elementos da pintura de Almeida Junior os quais, em sua maioria focaliza sua filiação ao academicismo, mas que sempre buscam localizar o que parece inovador no artista, e que contribuam para a elaboração de diferentes discursos sobre sua obra. Por meio de revisões bibliográficas e suportes teóricos distintos que, possibilitaram o entendimento do alargamento da obra, tornou-se possível perceber a criação de um espaço, onde se instala a figura do espectador, bem como a utilização de recursos pictóricos que resultaram na quebra da planaridade. Diante do exposto, pretende-se demonstrar que a obra de Almeida Junior se constitui a partir de características tradicionalmente acadêmicas pontuadas por particularidades, onde se percebe que a representação de uma ação humana significativa, proporciona um campo de discussão sobre a própria pintura, e que esta é formada por efeitos pictóricos que não se encontrava entre seus contemporâneos no Brasil.
Palavras-chave: Almeida Junior. Pintura do século XIX. Espectador. Subjetividade.

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