Curadoria de arte como jogo: estética interativa em galerias e exposições virtuais de Occupy White Walls

Nome: LARISSA PEREIRA

Data de publicação: 16/08/2023

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DANIEL DE SOUZA NEVES HORA Orientador

Resumo: Esta pesquisa explora situações referentes às experiências estéticas proporcionadas pela mídia digital. A partir de fundamentos das teorias da arte, investigamos o videogame on-line para múltiplos usuários Occupy White Walls – OWW e sua plataforma complementar KULTURA. O jogo faz parte da categoria sandbox, que se caracteriza pela alteração interativa de seu universo. Direcionado ao público interessado em arte, especializado ou não especializado, o game propõe aos participantes do jogo que construam galerias virtuais e realizem a curadoria de seu espaço. Por sua vez, a plataforma KULTURA reúne o acervo do OWW. Nele se disponibilizam imagens digitais de obras de arte em domínio público e de contribuições originais de artistas emergentes interessados. Ambos Occupy White Walls e KULTURA são orientados pela inteligência artificial DAISY, que pode ser comparada aos algoritmos de recomendação de redes sociais e de plataformas de transmissão. Analisamos o game OWW e a KULTURA sob o ponto de vista dos jogadores e de agentes do sistema da arte. A abordagem recorre a discussões sobre experiência estética ao considerar a interação proporcionada e sua aproximação ante as dinâmicas do sistema da arte, dentro do contexto emergente de surgimento de diversos museus virtuais e plataformas de arte.

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