Américo Jacomino (Canhoto): um estudo sobre os efeitos da mediação fonográfica na cultura do violão brasileiro

Nome: FELIPE PESSIN MANZOLI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/05/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FABIANO ARAUJO COSTA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE SIQUEIRA DE FREITAS Examinador Interno
CELSO GARCIA DE ARAUJO RAMALHO Examinador Externo
FABIANO ARAUJO COSTA Orientador
GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES Examinador Externo

Resumo: Neste trabalho delineamos uma investigação sobre os efeitos da mediação fonográfica na cultura do violão brasileiro mediante um estudo focado no violonista Américo Jacomino, o “Canhoto” (1889-1928). O tema é tratado em duas frentes: de um lado, a relação de Canhoto com a fonografia, mediação tecnológica que se estabeleceu no campo da música nas primeiras décadas do século XX; de outro, uma análise sobre traços musicais específicos da obra fonográfica de Canhoto que se cristalizaram na cultura do violão brasileiro ao longo do século XX. Para isso, recorremos ao quadro teórico da Musicologia Audiotátil, que identifica as maneiras de formar música nas culturas a partir de uma abordagem mediológica e cognitiva, distinguindo mediação “matriz visual” de “matriz audiotátil”, assim como outras referências que estudam o impacto das mídias na arte e na sociedade. Assim, partimos da ideia de que a mediação fonográfica desempenha um papel fundamental de registro e transmissão de traços estilísticos característicos da prática musical ligada ao violão brasileiro, e que através das gravações de Canhoto é possível reconhecer as especificidades desse processo criativo que se perpetuaram no estilo ulterior de violonistas brasileiros. Em nossas análises, evidenciamos na obra gravada de Canhoto a existência de estruturas complexas e pertinentes esteticamente, denominadas groovemas, que são produzidas e inscritas como texto na obra pela ação do corpo, e não a partir do sistema de notação musical tradicional, a partitura. Corrobora com esta observação o estudo que apresentamos na primeira parte do trabalho sobre o método prático criado por Canhoto, que oferece pistas a respeito de sua prática pedagógica e até mesmo sobre seu programa poético como violonista. Os fonogramas utilizados nos procedimentos de análise foram extraídos das gravações históricas de “Viola minha Viola” e “Abismo de Rosas”. Identificamos e classificamos as partículas formativas do groove, por meio de análises macroestruturais e microestruturais, com a ajuda de softwares especializados. No caso de “Abismo de Rosas”, realizamos análises em perspectiva comparativa sobre onze gravações dessa mesma peça, registradas por violonistas consagrados na história do violão brasileiro, a fim de verificar a capacidade de transmissão de aspectos característicos da expressividade de Canhoto pela mediação tecnológica de gravação. Esperamos, por meio desta pesquisa, abrir novas perspectivas de análise e para pesquisas futuras, ampliando a compreensão a respeito da potência deste recurso.
Palavras-chaves: Américo Jacomino; novas Mídias; audiotatilidade; violão Brasileiro.

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