FUNDAMENTOS DA PINTURA APLICADOS NA PRODUÇÃO DE CONCEPT ART: Estudo do processo criativo do artista Nicolas Weis para o filme de animação digital The Croods (2011)

Nome: HUGO BERNARDINO RODRIGUES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/05/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
DAVID RUIZ TORRES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA MARIA FRANÇA DA SILVA Examinador Interno
DAVID RUIZ TORRES Orientador
LETICIA PEDRUZZI FONSECA Examinador Externo

Resumo: Esta pesquisa tem como propósito o estudo sobre Concept Art e os fundamentos da pintura para justificar a análise em torno do processo criativo de Concept Art do artista Nicolas Weis para o filme The Croods (2011). Com base nestes objetivos, a pesquisa se estrutura em três capítulos. No primeiro capítulo escrevo sobre a definição, funcionalidade e processos da Concept Art, pontuando as suas etapas de execução em grandes projetos e os tipos de Concept Art. No segundo capítulo estabeleço a relação entre Concept Art e os fundamentos da pintura com base nas afirmações de Schmid (1998), acompanhadas das falas de pintores como Craig Mullins (2018), Marco Bucci (2018) e Luiz Celestino (2016). Com estes estudos concretizados, inicio o processo de análise de Concept Arts de cenários do artista Nicolas Weis para o filme The Croods (2011) no terceiro capítulo, explicando a concepção e execução de momentos fundamentais do seu processo criativo: ideias iniciais, produção e colorização.

Palavras-chave: Concept Art – Pintura – Audiovisual – The Croods – Nicolas Weis.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910