A CAPOEIRA E SUAS NARRATIVAS VISUAIS NO RIO DE JANEIRO ENTRE OS ANOS DE 1821 A 1929

Nome: Thiago Rodrigues Amorim
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/05/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Aissa Afonso Guimarães Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Aissa Afonso Guimarães Orientador
André da Silva Mello Examinador Externo
Gaspar Leal Paz Examinador Interno

Resumo: A história entre o Rio de Janeiro, os Negros e a Capoeira, apresenta-se de forma imbricada quando consideramos esses elementos parte de uma amalgama histórica. A junção entre esses três ponto produz narrativas sobre fatos e eventos circundantes à movimentos sociais, políticos e culturais. O presente estudo tratou de dissertar sobre a historicidade da capoeira no Rio de Janeiro no período de 1821 a 1929. Esta pesquisa foi pensada e executada a partir da possibilidade de tornar identificável os registros de imagens como fonte histórica fidedigna, consequentemente afirmando as Artes como
campo do conhecimento científico. Sendo assim, formou-se uma narrativa visual, por assim dizer, de cinquenta e duas figuras de modo a se conectarem numa ordem cronológica através de acontecimentos tocantes à capoeira, de forma direta ou indireta. Acompanhando o desenrolar da História pela Arte denunciou-se um discurso que flagra como a capoeira gradativamente vai deixando de ser conteúdo marginal para se tornar hábito salutar e moralmente reconhecido pela elite burguesa carioca. A intenção de narrar o passado, calhou, de modo empírico, numa hermenêutica metodológica
reconhecendo o historicismo como pertinente na dissertação. A linguagem das Artes esteve em equilíbrio dentro dessa narrativa histórica e coadunou com a nossa vocação investigativa, presente no paradigma indiciário. As imagens utilizadas para a construção textual desta narrativa visual partiram de um referencial imagético comum ao campo das Artes Visuais. O texto que sustenta as leituras das imagens foi retirada de autores do campo da Sociologia e da História brasileira. Palavras-Chave: Narrativa Visual, Fontes Imagéticas, História, Capoeira, Capoeiragem, e Rio de Janeiro

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