NO LIMBO DAS ATENÇÕES: A produção fotográfica de Cao Guimarães entre o visto e o não visto
Nome: LÍLIA MARCIA DE SOUSA PESSANHA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/05/2020
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
ALMERINDA DA SILVA LOPES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ALEXANDRE RICARDO DOS SANTOS | Examinador Externo |
ALMERINDA DA SILVA LOPES | Orientador |
DAVID RUIZ TORRES | Examinador Interno |
Resumo: Conhecido por transitar livremente entre as artes visuais, Cao Guimarães é considerado um dos principais artistas brasileiros de sua geração. Entretanto, o aprofundamento de sua poética na literatura em nível condizente com este livre reconhecimento ainda é uma lacuna, de modo que a presente dissertação pretende ampliar o estudo de suas obras na direção de uma atenuação de tal hiato. Para isso, suas séries fotográficas são analisadas em três etapas temporais: a primeira abrangendo os trabalhos fotográficos referentes aos anos de 1980 e 1990, o início de sua formação artística dotada de experimentalismos; a segunda direcionada à análise da série Histórias do Não Ver, quando o artista alcança à consolidação de sua formação poética; e, por fim, uma abordagem em torno de trabalhos mais recentes do artista produzidas dos anos 2000 até os dias de hoje. No decorrer das análises das imagens de Guimarães, busca-se entender linhas de pensamento e motivações que influenciam os métodos e processos criativos do artista. Deste encontro entre artista e recorte teórico, são levantadas, paralelamente, análises comparativas com outros artistas fotógrafos à luz de um mesmo aspecto conceitual e teórico, sugerindo interações poéticas entre obras. Pretende-se assim, entender como o trabalho do artista atua na expansão de um novo campo da fotografia e das poéticas da imagem.
Palavras-Chaves: Cao Guimarães; fotografia contemporânea; processos criativos.