O DIRETOR DA FACTORY: a convergência de conceitos artísticos e publicitários na pintura de Andy Warhol entre 1960-68

Nome: Samir Torres Scardini
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/08/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Alexandre Emerick Neves Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Alexandre Emerick Neves Orientador
Angela Maria Grando Bezerra Examinador Interno
Gabriel Menotti Miglio Pinto Gonring Examinador Externo

Resumo: Nesta pesquisa buscou-se analisar parte da obra do publicitário e pintor norte-americano Andy Warhol e entender como funcionou a inter-relação dos campos da publicidade e da arte em suas obras. Aprofundar o conhecimento na produção do artista pode contribuir para inovações criativas tanto na agência de propaganda quanto nos processos da arte, trazendo interpretações novas e desprendidas sobre o assunto.
Afinal, a defesa feita é que não podem ser colocadas amarras prévias nas manifestações da arte e da publicidade, que podem ser mescladas em trabalhos que visem aproximar pessoas, seja com fins persuasivos ou contemplativos. O paradigma formalista que Warhol e os demais artistas da Pop Art enfrentaram, volta e meia apresenta relances no meio artístico atual, revisitar a produção deste pintor reforça a negativa quanto o retorno da forma sobre o conteúdo em arte.
Para aos publicitários, a obra de Warhol pode ser encarada com um exemplo profícuo no qual a propaganda utilizou-se da arte não como elemento meramente ilustrativo, mas como parte fundamental do conteúdo do anúncio. Os traços e ilustrações sutis representavam a sofisticação e originalidade do produto, no caso os sapatos da I. Miller nos idos da década de 1950.
Como principais bases teóricas foram utilizados os autores Anne Cauquelin, Arthur Danto, Roberto Menna Barreto, Alexandre Emerick Neves, Giulio Argan, Merian Korichi, Tony Scherman, David Dalton e Júlio Ribeiro. Os trabalhos de Warhol avaliados foram as ilustrações e as serigrafias produzidos entre as décadas de 1950 e 1960.
Palavras-chave: arte, publicidade, convergência e Andy Warhol.

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