Programação COLARTES 2022
A Comissão Organizadora do VIII Colóquio de Arte e Pesquisa dos Alunos do PPGA da UFES (COLARTES 2022) divulga a programação completa do evento, a ocorrer nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2022.
PROGRAMAÇÃO VIII COLARTES:
DIA 1 – TERÇA-FEIRA – 15/02 |
||
ABERTURA DO VIII COLARTES – 09:30-10:00 | ||
MESA DE ABERTURA: INTERARTES E NOVAS MÍDIAS – 10:00-11:00 | ||
Daniel Hora | Docente do PPGA/UFES | Doutor em Artes (UnB) |
Fabiano Araújo Costa | Docente do PPGA/UFES | Doutor em Musicologia (Sobornne, Paris 4) |
Alexandre Siqueira de Freitas | Docente do PPGA/UFES | Doutor em Artes/Música pela Universidade de São Paulo (USP), e pela Universidade Paris-Sorbonne (cotutela) |
SESSÃO 1 – 11:10-12:10 | ||
Título do trabalho | Autores | |
1 | Apropriação e ressignificação das imagens da arte nos memes do perfil do Facebook “Artes Depressão” no contexto da COVID-19 | Dayana Cortes |
2 | O non-fungible token como recurso pós-digital | Karyne Berger Miertschink |
3 | Ocupe paredes brancas: o jogo como experiência estética | Larissa Pereira |
4 | Arte codificada | Daniel José dos Santos Junior |
SESSÃO 2 – 14:00-15:00 | ||
Título do trabalho | Autores | |
1 | Práticas em teatro de formas animadas no estágio docência em Artes Visuais na Educação Infantil | Ana Rita Lustosa |
2 | Arte e pandemia: a experiência no Laboratório em Interartes I (2021.1) | Idayana Maria Borchardt Leite; Alexandre Siqueira de Freitas |
3 | Estágio em docência: um relato de experiência na disciplina artística em módulo remoto | Luciano Tasso Filho; Stela Maris Sanmartin |
4 | Poéticas do professor-artista: discursos e práticas na educação básica | Diego Ribeiro Gomes; Stela Maris Sanmartin |
SESSÃO 3 – 15:10-16:10 | ||
Título do trabalho | Autores | |
1 | Análise groovêmica sobre a peça “viola minha viola” de Américo Jacomino, o Canhoto | Felipe Pessin Manzoli; Fabiano Araújo Costa |
2 | "Seaboard x Keyboard": aspectos de ubiquidade e audiotatilidade de instrumentos de teclas | Felipe Pessin Manzoli; Fabrício do Rosário Moreira; Tayná Lorenção |
3 | A orquestração acústica na perspectiva da instalação sonora | Fabrício do Rosário Moreira; Felipe Pessin Manzoli; Fabiano Araújo Costa |
4 | “IHarmU” Interação musical assíncrona por meio das mídias sociais | Caio José Rodrigues Maciel; Fabiano Araújo Costa |
SESSÃO 4 – 16:20-17:20 | ||
Título do trabalho | Autores | |
1 | O uso de ferramentas digitais no processo de criação musical: relações e influências do autotune no gênero musical brasileiro atual | Yasmin Marques de Freitas; Leandro Lesqueves Costalonga |
2 | Paisagem sonora e UBIMUS – re-imaginando espaços acústicos | Gabriela de Azevedo Sampaio |
3 | Letratura | Wender José Dalto da Silva |
4 | Um método de captação em tempo real com ferramentas acessíveis e básicas para violino e arco | Ismahel Carvalho de Souza |
SESSÃO 5 – 17:30-18:30 | ||
Título do trabalho | Autores | |
1 | A Música de Protesto contra a ditadura militar na recepção e produção de alunos jovens e adultos | Karina dos Santos Ribeiro |
2 | Lycia De Biase Bidart e a música erudita capixaba na década de 1930 | Tayná Batista Lorenção |
3 | MO - movimento, sons e silêncio | Hendy Anna Oliveira Gomes |
4 | O Capitalismo Cognitivo e a mídia social: a gênese do artista unidimensional | Carolina Zamperlini Santos |
DIA 2 – QUARTA-FEIRA – 16/02 |
||
SESSÃO IC – 09:00-10:00 | ||
Título do trabalho | Autores | |
1 | Estudos sobre a instabilidade dos arquivos da arte digital | Hugo de Sousa Bello; Daniel de Souza Neves Hora |
2 | A poética de Ronald Duarte nos trabalhos Fogo Cruzado e Matadouro/Boiada de Ouro | Josélia Andrade Santos; Carlos Eduardo Dias Borges |
3 | Análise dos acervos artísticos digitais dos museus da região sudeste do Brasil | Fabiane Pimentel Silva |
4 | Entorno da casa | Letícia de Oliveira Fraga |
5 | Arte para a eternidade | Lucas da Cunha Albuquerque; Aparecido José Cirillo |
6 | Processo criativo de uma história em quadrinhos | Narayana Teles Caetano da Silva; Cláudia Maria França da Silva |
SESSÃO 6 – 10:10-11:00 | ||
Título do trabalho | Autores | |
1 | Desprendimento e compreensão: reflexões sobre o processo artístico em Arte Pública | Milena dos Santos Kohler; Aparecido José Cirillo |
2 | O que é um blackbook? Por uma definição | Isabela Machado Breda |
3 | Arte urbana: a educação patrimonial e o despertar para a formação docente | Eloiza Comério |
SESSÃO 7 – 11:10-12:20 | ||
Título do trabalho | Autores | |
1 | A decolonialidade do corpo negro nas artes | Mayara Simões de Carvalho |
2 | Protagonismos femininos no Museu Capixaba do Negro | Bruna Gomes Afonso |
3 | The Coronation Portrairt, o retrato Tudor como representação de poder feminino na pintura e no cinema | Marcos Aurélio de Mato; Renata Gomes Cardoso |
4 | Imagens e perspectivas | Fernanda Passini Cruz |
5 | A fotografia erótica de Alair Gomes no contexto da década de 1970 | César Silva Barcelos Júnior |
SESSÃO 8 – 14:00-15:00 | ||
Título do trabalho | Autores | |
1 | Seria isso um Livro de Artista? O livro como objeto apropriado em uma Prática Artística | José Henrique Rodrigues de Souza; Cláudia Maria da Silva França |
2 | Os sonhos e a construção imagética de desenhos de memória | Samylla Oliveira Mendes; Cláudia M. Franca Silva |
3 | Corpo-paisagem: o processo criativo como instauração de um exoesqueleto poético | Francisco Aurélio de Souza Pereira |
4 | Utopia, desvio e percepção: o lugar da memória no ato de caminhar | Karoline Rodrigues Gomes; Cláudia Maria França da Silva |
5 | Pensar a linha: reflexões sobre o desenho que se projeta no espaço | Greicy Kelly Teixeira dos Santos |
SESSÃO 9 – 15:10-16:10 | ||
Título do trabalho | Autores | |
1 | Direto à memória e à verdade: a ideia de contra-monumentalidade no contexto brasileiro | Kaique Cosme |
2 | A morte em monumentos: uma reflexão sobre a arte cemiterial em Vitória / Espírito Santo | Isis Santana Rodrigues; Aparecido José Cirillo |
3 | História que se conta com monumentos: Sobre o potencial da Arte Pública na construção de narrativas de resistência | Milena dos Santos Kohler; Fabíola Fraga Nunes; Aparecido José Cirillo |
4 | À beira mar, muito além de uma escultura: a negra mulher domingas | Fabricio do Rosário Moreira; Fabíola Fraga Nunes; Aparecido José Cirillo |
SESSÃO 10 – 16:20-17:30 | ||
Título do trabalho | Autores | |
1 | Tempo, matéria e memória: abstração e literalidade no processo criativo de José Bechara, Carlos Vergara e Daniel Senise | Rita Mychelly dos Santos Salles |
2 | As Trouxas no Arruda: Artur Barrio nos anos 1969/70 | Lourdes Alves dos Santos |
3 | New look: uma análise comparativa | Glauston Correia Mariano; Ricardo Maurício Gonzaga |
4 | O trágico em Holderlin sob o olhar de Gerd Bornheim | André Silva dos Santos |
5 | O som da terra como matéria do processo criativo na arte contemporânea: análise do processo de criação de Sonic Pavilion de Doug Aitken | Thalles Nunes Gomes |
MESA DE ENCERRAMENTO: TEORIAS E PROCESSOS ARTÍSTICOS-CULTURAIS – 17:30-18:30 |
||
Cláudia França | Docente do PPGA/UFES | Doutora em Artes (UNICAMP) |
Renata Cardoso | Docente do PPGA/UFES | Doutora em Artes (UNICAMP) |
Karenn Amorim | Egressa do PPGA/UFES | Doutoranda em Artes (UERJ) |
Anexo(s):