Defesa de dissertação de mestrado
Mestrando(a): Ana Elisa Pereira Poubel
Título: "VIDEOGAME E ARTE: POSSIBILIDADES ARTÍSTICAS PRESENTES NO JOGO DIGITAL PASSAGE"
Data: 21/10/2019
Horário: 14h
Local: Sala 2 da Pós-Graduação do Centro de Artes.
Banca Examinadora:
Prof. Dr. David Ruiz Torres (Orientador - PPGA/UFES)
Prof. Dr. Aparecido Jose Cirilo (Examinador Interno - PPGA/UFES)
Prof. Dr. Hugo Cristo SantAnna (Examinador Externo - DDI/UFES)
Resumo: No setor independente da indústria de jogos - popularmente conhecido como indie -, há na atualidade muitas produções com intenções artísticas, diferente do que acontecia no passado, quando jogos tinham apenas a função de entretenimento. Neles é nítido perceber que o jogo em si - ou seu criador - quer transmitir ideias que vão além do discurso óbvio e sensações antes não previstas. Neste ponto surgiu a hipótese desta pesquisa: é possível explorar a jogabilidade dos jogos digitais como um campo de expressão e possibilidades artísticas? Afim de intentar responder a esta questão, neste trabalho apresenta-se uma breve revisão do potencial artístico de Passage - em português “Passagem”-, jogo digital criado pelo designer de jogos Jason Rohrer, em 2007, disponível para plataformas Windows, MacOs e Linux. Sendo este um jogo e, portanto, inserido em um sistema de jogo formal, é importante pensar em como (ou quando) um jogo pode ser arte. Para tanto, serão abordados conceitos de jogabilidade e arte, além de breve descrição do jogo.
Palavras-chave: jogos digitais; arte; jogabilidade; interatividade.