Defesa de dissertação de mestrado

Mestrando(a): Sandra Regina Bastos
Título: Novos Espaços de Fruição e Comunicação da arte no século XXI: Ressignificações digitais de Van Gogh nas Exposições Imersivas
Data: 28/06/2024
Horário: 10h
Local: Webconferência - https://meet.google.com/ctc-uukq-smc

Banca Examinadora: 
Orientador(a): Prof. Dr. David Ruiz Torres
Examinador(a) interno(a): Prof. Dr. Daniel de Souza Neves Hora
Examinador(a) externo(a): Prof. Dr. Robson Xavier da Costa (PPGAV/UFPB-UFPE)

Resumo: Cada vez mais instalações contemporâneas estão definindo espaços de realidade virtual com uso de mediação e tecnologias, permitindo interação entre obra e espectador. Fruto da cibercultura, o fato é que a mídia digital, como ferramenta, vem promovendo e expandindo a arte e a cultura, ressignificando obras de arte, a partir de animações e efeitos digitais, possibilitando processos de virtualidade. Os eventos tecnológicos geraram um cenário pós-digital, surgindo, assim, realidades aumentadas, mistas e outras práticas artísticas que estão se tornando reconhecidas e têm transformado a arte digital num segmento próspero e interessante, já que envolvem a participação de muitos artistas importantes. Nas instalações interativas, as imagens se apresentam de forma a fazer o espectador vivenciar emoções e experiências sensoriais – táteis, auditivas, visuais, olfativas – usando efeitos com imagens 3D em movimento e materiais alternativos. As exposições imersivas ganham notoriedade a partir do início do século XXI. São apresentadas em espaços de grandes dimensões, usam recursos digitais e trazem novos parâmetros para convívio, comunicação e divulgação das diversas formas de expressão artística a vários tipos de público. Esta pesquisa investigou como as tecnologias digitais transformam o ambiente imagético e artístico, influenciando a prática de comunicação entre obra, artista e público em exposições com mediações tecnológicas imersivas. Nesse contexto de virtualidade e imersão, o espectador tem um novo olhar para os elementos elaborados pelo artista na obra real, em relação às cores, à volumetria, às formas e ao gestual. Dessa forma, a imagem projetada e reproduzida com o uso de recursos digitais coloca o espectador como parte da obra. Dentro desse novo contexto, esses espaços, em formato de instalações interativas, ressignificam obras de artistas consagrados, como Van Gogh, permitindo-nos compreender, em pesquisas e estudos, essa nova versão ou linguagem da arte digital, chamada de exposições imersivas, como novo espaço de fruição e comunicação da arte no século XXI.

Palavras-chave: Exposições; Imersão; Interação; Digital; Van Gogh

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