Creative processes and aesthetic ecosystems: convergences between landscapes, art and the city

Summary: Estudo dos ecossistemas criativos a partir dos fenômenos estéticos urbanos. Com foco na produção tridimensional em sua relação com os espaços, esta pesquisa congrega um conjunto de estudos sobre arte, paisagem e cidade, verificando sua confluências teóricas, conceituais, processuais e de recepção. Estuda o fenômeno artístico com integrante de um ecossistema urbano em suas práticas sociais e ambientais, com foco principal no estudo da arte pública no Espírito Santo, investigando sua origem, processos e diálogos nacionais e internacionais. Este projeto abraça pesquisas sobre a arte pública no contexto das cidades contemporânea. Subprojetos: 1) Arte Pública e intervenções urbanas no Espírito Santo desde a década de 1990 ; 2) PARA ALEM DO KITSCH E DO GROTESCO: escultura espontânea capixaba no Eixo Rodoviário Leste-Oeste (BR 262, BR 482, BR 259 , BR 381, BR 342)de pesquisa intitulado “PARA ALEM DO KITSCH E DO GROTESCO: escultura espontânea capixaba no Eixo Rodoviário Leste-Oeste (BR 262, BR 482, BR 259 , BR 381, BR 342) “.
A pesquisa pensa a cidade como um ecossistema formado de diferentes seres e espaços no qual se desenvolve a sociedade e a cultura humanas. As etapas da pesquisa visam no estado que visa mapear, inventariar e analisar a escultura pública no logradouros públicos e/ou ruas das principais cidades capixabas.
A origem deste estudo foi deflagrada por uma investigação anterior sobre os monumentos no estado do Espírito Santo, realizada com financiamento do CNPQ e da FAPES (2011-2014), quando nos guiamos por uma premissa conceitual sobre as obras de arte pública, derivações do conceito de monumento tradicional, no e para os espaços das cidades no estado. Assim surge o problema desta pesquisa atual: esse tipo de objeto se configura como tal, no eixo que liga o litoral capixaba e o interior do Brasil? Seria possível falar disto também nas cidades nesse eixo Leste-Oeste das BR’s no solo capixaba?
Financiamento: FAPES R$ 30.000,00 (2018/19)
Equipe:
Pesquisadores nacionais: 05
Pesquisador Internacional: 01
Orientando Mestrado: 02
Orientando ICT: 03

Starting date: 2020-07-01
Deadline (months): 36

Participants:

Rolesort descending Name
Collaborator * Marcela Belo Gonçalves
Coordinator * Aparecido Jose Cirilo
Researcher * Rosana Lucia Paste
Student Master * Milena dos Santos Kohler
Student Master * Douglas Gomes Silva

Pages

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910