Summary: Este projeto de pesquisa detém-se no estudo da conduta criadora, aqui compreendida como complexo sistema de variáveis atuantes no intervalo do suposto início de um trabalho artístico até sua materialização final. O estudo da conduta criadora tem como horizonte metodológico a Poïética. René Passeron (PASSERON, 1989, 1997, 2004), retoma a Poética aristotélica e reconduzida por Paul Valéry, e aplica-a nas Artes Visuais. Uma questão definidora do campo poïético seria a postura fenomenológica do fazer, em que o artista captaria o criativo na conduta em si mesma, e não apenas no trabalho artístico como termo final da ação poética. Consideramos como suportes conceituais a redução fenomenológica Edmund Husserl e a fenomenologia da imaginação, de Gaston Bachelard. Este projeto objetiva desenvolver pesquisa prática (experimentação artística) e pesquisa teórica (estudo “das ciências da arte que se faz”), enfatizando como desenhos ou modelos temporais se presentificam no processo de criação em arte. O fazer suscita as questões poéticas e as questões teóricas que serão tramadas na investigação. O viés prático é destinado ao trabalho da pesquisa em arte feita por artistas e estudantes de arte, tratando dos modos como são incorporadas a repetição, a descontinuidade e a interrupção, sobremaneira as crises instaladas no interior do processo; as relações com o conexo histórico, social e cultural. São dimensões e aspectos que desestabilizam a noção corrente de que o processo de criação se assenta, sem problemas, em uma estável linha do tempo; a sucessão perfaz a diacronia e o desenho do tipo “flecha”, em que se guarda grande expectativa com relação à finalização de uma obra. Esta sucessão tem dado prevalência aos resultados como ápices de um processo longo ou não. Considerando que comumente o percurso de criação corresponderia a essa trajetória linear, de que modo podemos considerar outras trajetórias para o percurso de criação? A ideia fundamental é pensar como processos de criação perturbam, problematizam a estável linha temporal. A dimensão teórica da pesquisa considera modelos e formas temporais estabelecidos por outras áreas do conhecimento que possam nortear uma singular instauração de obras na cadeia temporal, como as reflexões de Thomas Kuhn (1922-96), George Kubler (1912-96) e Aby Warburg (1886 -1929).

Starting date: 10/08/2020
Deadline (months): 48

Participants:

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Coordinator * CLAUDIA MARIA FRANÇA DA SILVA
Student Master * JOÃO VICTOR COSER
Student Master * JOSÉ HENRIQUE RODRIGUES DE SOUZA
Student Master * KAROLINE RODRIGUES GOMES
Student Master * LUAN DANIEL COELHO SOARES

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