Defesa de dissertação de mestrado
Mestrando(a): Rafael Gonçalves Marotto
Título: CORPOS, ENREDOS E PERSPECTIVAS QUEERS: Olhares sobre as relações de gênero nas obras de Marcus Vinícius
Data: 20/06/2024
Horário: 10h
Local: Sala 03 da Pós-Graduação; 2º piso Prédio Administrativo CAR/UFES
Banca Examinadora:
Orientador(a): Prof. Dr. Aparecido José Cirilo
Examinador(a) interno(a): Profa. Dra. Julia Almeida de Mello
Examinador(a) externo(a): Prof. Dr. José Afonso Medeiros Souza (PPGArtes/UFPA)
Resumo: O texto aqui apresentado propõe uma investigação do corpo e da estética presente nas performances de Marcus Vinícius (1985-2012) construídas entre os anos de 2007 e 2008, buscando identificar em seus registros e arquivos de processo a narrativa de sua criação atreladas a questão queer. O estudo e a análise têm seu recorte teóricometodológico a estética de gênero e sexualidade, associadas à Crítica Genética e os estudos de arquivos de criação de Marcus Vinícius. Com a análise, busca-se evidenciar como seus arquivos podem revelar sobre os mecanismos de sua produção artística e suas concepções de arte no cenário capixaba, atrelada a temática queer. Com uma abordagem metodológica em Louro (2002), Butler (2010, 2023) e Salles (1992 e 2013). Propõe-se compreender a nomenclatura queer que será posta e paralelo com os trabalhos artísticos até chegarmos a MV, bem como a leitura de sua produção. Concluise, portanto, que o estado do Espírito Santo possui trabalhos artísticos geradores de possibilidades de análises queers, e por mais que muitas vezes não seja citado, devido ao padrão hetero-normativo-patriarcal, as leituras sobre os frutos de Marcus Vinícius, de alguma maneira, provam o contrário.
Palavras-chave: Queer; Processo de Criação; Marcus Vinícius; Arte Capixaba.