Defesa de dissertação de mestrado

Mestrando(a): Marcelo Dutra Coutinho
Título: Considerações sobre práticas artísticas integradas na Educação Básica
Data: 18/06/2024
Horário: 09h00
Local: Webconferência - https://conferenciaweb.rnp.br/sala/alexandre-siqueira-de-freitas
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Banca Examinadora:
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Siqueira de Freitas
Examinador(a) interno(a): Prof.ª Dr.ª Stela Maris Santmartin
Examinador(a) externo(a): Prof. Dr. André Domingues dos Santos (PPGER/UFSB)

Resumo: No contexto educacional contemporâneo, tem sido cada vez mais valorizada a busca por uma formação integral, que compreende o humano em todas as suas dimensões (física, intelectual, afetiva, social e cultural). Entendemos a Arte como um componente curricular fundamental para atingir este ideal. A análise histórica da implementação da disciplina de Arte nas escolas revela grandes mudanças, por vezes negativas ou mal implementadas, além de discrepâncias significativas entre as leis sancionadas e suas práticas. Esta dissertação, organizada em três capítulos, aborda primeiramente a evolução histórica e as políticas educacionais que moldaram o ensino das artes nas escolas brasileiras, com ênfase na música. O segundo capítulo explora a complexidade da integração das quatro linguagens artísticas e a importância da formação continuada dos educadores para uma abordagem interdisciplinar eficaz. O terceiro capítulo apresenta um estudo de caso do Instituto Cultural das Montanhas, destacando seu papel na promoção da integração das artes e seus impactos na comunidade local. Assim, a dissertação busca explorar as complexidades e desafios do ensino de Artes no Brasil, sublinhando a necessidade de apoio institucional e de um diálogo interdisciplinar para uma educação artística mais holística e significativa.

Palavras-Chave: educação musical; arte-educação; polivalência; artes integradas.

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