Defesa de dissertação de mestrado
Mestrando(a): Fabrício do Rosário Moreira
Título: Sobre a Poética da Orquestração Acústica de Glenn Gould: Análise e Aplicação Prática
Data: 11/12/2023
Horário: 8h30
Local: Webconferência - https://meet.google.com/smb-xkfb-uuw
Banca Examinadora:
Orientador(a): Prof. Dr. Fabiano Araújo Costa
Examinador(a) interno(a): Prof. Dr. Alexandre Siqueira de Freitas
Examinador(a) interno(a): Prof. Dr. Daniel de Souza Neves Hora
Examinador(a) interno(a): Prof. Dr. Daniel Tápia
Examinador(a) externo(a): Prof. Dr. Clifford Hill Korman (PPGM/UNIRIO)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo correlacionar aspectos da vivência musical do pianista Glenn Gould por meio de algumas categorias da Teoria das Músicas Audiotáteis como: a Codificação Neo-Aurática, o Princípio Audiotátil e a Matriz Visiva. Cada uma dessas categorias dará suporte, respectivamente, ao estudo dos seguintes tópicos do fazer artístico de Gould: a edição de suas gravações, a criação da orquestração acústica, a corporeidade e a alteração das partituras. Além da investigação teórica, esta pesquisa possui também, um viés prático, que inclui a aplicação da orquestração acústica à peça “Jeux d’eau” de Maurice Ravel, gravada pelo autor desse estudo.
Palavras-chave: Glenn Gould; orquestração acústica; Werktreue; audiomusicista