Revista Farol. Chamada de trabalhos. Dossiê temático. Nº 24.

Arte Contemporânea e expressões artístico-culturais nas relações étnico-raciais
Uma reflexão que se queira atual sobre a arte e as culturas brasileiras deve considerar heranças culturais distintas, as quais conduziram à complexidade e à diversidade da arte e das expressões culturais que circulam de norte a sul do país. Não apenas no Brasil, mas internacionalmente, as discussões sobre as relações étnico-raciais se ampliam continuamente no meio acadêmico e em reconhecidas instituições culturais. Essa ampliação se dá como resultado de ações que partem de muitos agentes dentro da sociedade, o que traz questionamentos sobre as bases do conhecimento ocidental e das políticas culturais de um sistema que é, ainda, estruturalmente excludente.
O reconhecimento de diferentes sujeitos e de seus direitos culturais são questões que implicam diretamente no campo do patrimônio cultural e da arte, o que reflete em transformações curatoriais, exposições, palestras, entrevistas e demais eventos, bem como um aumento significativo de publicações. Tais mudanças contribuem para uma maior difusão das práticas e das discussões sobre processos que evidenciam relações entre arte e as especificidades culturais derivadas da questão étnico-racial, isso confere uma maior circulação de autores, artistas, práticas e grupos antes marginalizados.
A Revista Farol abre seu espaço para compor um dossiê com artigos de diferentes áreas, que versem sobre arte contemporânea e a diversidade das expressões artístico-culturais e que tenham, especificamente, como enfoque e discussão, as relações étnico-raciais.
O recebimento de trabalhos para este dossiê temático ocorre entre 02/03/2021 e 18/05/2021.
Acesse: https://periodicos.ufes.br/farol