ARTE POSTAL NA AMÉRICA LATINA: ENTRE A IRONIA PERFORMÁTICA À CIRCULAÇÃO MARGINAL DE IMAGENS CRÍTICAS À REALIDADE POLÍTICA: 1968-1984.

Resumo: A origem da Are Postal, Arte Correio ou Mail Art remonta às primeiras vanguardas do século passado (embora alguns datem o seu surgimento na segunda metade do século XIX, pois logo após a criação do cartão postal este passou a ser enviado a descoberto, com um pequeno texto ou mensagem), mas foi nos anos de 1960, em razão da mudança do paradigma artístico que esse gênero artístico encontrou terreno mais fértil para se desenvolver e circular em todas as latitudes do mundo. No Brasil e na maioria dos países da América Latina esse gênero de arte alternativa iria tornar-se um dos mais significativos e profícuos processos artísticos de ironia e de crítica ao discurso político, entre a década de 1970 e o início da seguinte, o que explica o período temporal adotado na investigação. Circulando de maneira underground e em rede democrática, fluxo permanentemente alimentado pelos participantes, tornou-se uma das formas mais originais de artistas e não artistas reagirem e mostrarem a sua indignação ao autoritarismo dos regimes ditatoriais, à tortura, à perseguição às vozes dissidentes e à interferência do censura sobre a produção artístico/cultural. Em pleno período da chamada “guerra fria”, a Arte Correio também se tornou um destacado meio de reação à política de massificação cultural, à dominação do capitalismo selvagem e à penetração avassaladora do imperialismo americano na América Latina. Enquanto arte alternativa e rede democrática de circulação de imagens, mensagens e ideias, a Arte Postal contrapunha-se, ao caráter seletivo, judicativo e elitista das instituições culturais oficiais, órgãos controlados pelo poder político. Por seu caráter efêmero, colaborativo e anticomercial esgarçava, ainda, o conceito tradicional de obra de arte, enquanto objeto único, eterno e autoral e à visão aurática e elitista de artista, que alimentava o mercado de arte. Hibridizando signos verbais, textos políticos, imagens, códigos visuais, com diferentes processos e materiais, esse gênero de arte experimental gerou e pôs em circulação, através dos Correios, órgão oficial de comunicação uma verdadeira polissemia de trabalhos para troca de ideias, informação e solidariedade. Enviados a destinatários de diferentes de regiões do Brasil e do mundo, e propondo que o receptor interferisse no trabalho recebido e o pusesse a seguir novamente em trânsito, reenviando-o a outro destinatário, os artistas estabeleceram uma rede rizomática de compartilhamento de textos e imagens de conotação política, justamente numa época em que todas as formas de comunicação foram interrompidas ou eram fortemente vigiadas. O objetivo principal da investigação é a análise da dimensão político-crítica da Arte Postal, produzida por artistas de diferentes gerações, tendências e experiências, entendendo-a como a verdadeira propulsora da arte performativa, da ideia de partilha e de arquivo contemporâneo, à luz de um referencial teórico que contemplará autores brasileiros e estrangeiros e em diálogo com outras formas de produção experimental e ou conceitualista do período.

Data de início: 01/03/2017
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papel Nomeordem decrescente
Coordenador ALMERINDA DA SILVA LOPES
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