Sincronismos e anacronismos na (des)figuração de corpos: de Jaume Huguet (1412-1492) a Théodore Géricault (1791-1824)

Resumo: A proposta do presente projeto de pesquisa é investigar manifestações artísticas – sincrônicas e anacrônicas – nas figurações de corpos mutilados. Para isso, apresentaremos dois estudos de caso, tematicamente unidos pela representação do corpo e pelo conceito de anacronismo (de Georges Didi-Huberman [1953- ]): 1) Jaume Huguet (1412-1492), no coração do gótico internacional catalão, e 2) Théodore Géricault (1791-1824), romântico francês. Ambos, em diferentes momentos, produziram imagens de corpos transfigurados, feridos, cortados, torturados, mutilados, mantendo assim o tema inscrito na longa duração da História da Arte, do séc. XV ao XIX, do Gótico ao Romantismo. Nossa proposta de pesquisa, internacional e interinstitucional, está sob a égide acadêmica do Institut Superior d’Investigació Cooperativa IVITRA (Programa da Generalitat Valenciana para a constituição e reconhecimento ISIC de excelência, Ref. ISIC-2012-022) e do Projeto PrometeoII-2014-018 (Programa da Generalitat Valenciana para grupos de Investigação em I+D de Excelência, FEDER da União Europeia, Referência PrometeoII-2014-018), ambos da Universitat d’Alacant (UA, Espanha), e conta com a participação de professores de instituições do Brasil (três) e do exterior (quatro), além de seis mestrandos do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGA) da UFES.

Data de início: 2016-05-07
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Beatriz Passamai Pereira
Aluno Mestrado Barbara Lofiego Pimenta Lofêgo
Aluno Mestrado Matheus Corassa da Silva
Aluno Mestrado Michele Cordeiro da Silva
Aluno Mestrado Tainah Moreira Neves

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910