Jongos e Caxambus – patrimônio afro-brasileiro no sul do ES

Resumo: Este projeto tem como objeto de pesquisa o jongo em comunidades do sul do estado do Espírito Santo. Tem como objetivo trabalhar temas e questões no campo da memória e do patrimônio cultural brasileiro; através do diálogo reflexivo entre a área de artes, antropologia e outros campos das ciências humanas.
De modo que, analisaremos o jongo a partir do conceito de patrimônio cultural, em duas vertentes, na sua condição originária de cultura de arkhé , através dos elementos estéticos, enquanto prática cultural criada da diáspora africana no Brasil, em sua dimensão plural e dinâmica; e na sua reconhecida condição de representante da diversidade cultural brasileira, através do registro como Patrimônio Cultural Brasileiro, instituído pelo IPHAN, em 2005.
Investigaremos os elementos que compõe o jongo, evidenciando os aspectos estéticos que permeiam o ritual, e que servem de base para o processo de reinvenção desta prática cultural na contemporaneidade. Nosso objetivo é conhecer as comunidades jongueiras/caxambuzeiras do estado do ES; identificar os elementos estéticos e simbólicos relativos à oralidade, à corporalidade e à musicalidade do jongo, tais como histórias, danças, vestimentas, cantigas, instrumentos que compõe esta prática; e analisar os desdobramentos sociais através do acompanhamento das políticas de salvaguarda e das atividades propostas no Programa de Extensão “Jongos e Caxambus – culturas afro-brasileiras no Espírito Santo” (PROEX/UFES) , que trabalhou em 2012 com dezessete comunidades jongueiras no estado, cinco na região norte e doze na região sul.
O jongo ou caxambu é uma dança de roda da qual participam homens e mulheres, reúne percussão de tambores, dança, cantigas e todo um conjunto de elementos mágico-simbólicos, tem suas origem nos saberes, ritos e crenças dos povos africanos, de língua bantu. No estado do ES, o jongo é praticado, em sua maioria, em comunidades rurais ou em quintais de casas de periferias de pequenas cidades, seja para festejar dias de santo ou por outros motivos importantes para a comunidade.

Data de início: 2013-05-22
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Aissa Afonso Guimarães
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910