A POÉTICA DE HILAL SAMI HILAL: Páginas, livros, gestos caligráficos e escrituras

Nome: MARIA APARECIDA RAMALDES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/06/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
APARECIDO JOSE CIRILO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
APARECIDO JOSE CIRILO Orientador
GASPAR LEAL PAZ Examinador Interno
MARIA DO CARMO DE FREITAS VENEROSO Examinador Externo

Resumo: No sentido mais amplo, esta pesquisa se interessa pela inter-relação
imagem/escrita e seus desdobramentos no Brasil recente. Artistas e poetas brasileiros, entre as décadas de 1950 e 1960, foram influenciados pelas proposições experimentais do poeta francês, Stéphane Mallarmé (1842-1898). Influência que se desdobrou nos movimentos Concreto, Neoconcreto e na Poesia Concreta brasileira. Estas manifestações artísticas intensificaram a hibridização da arte e da escrita, assim como o surgimento do livro como arte no país. Nossos estudos se direcionam para o processo criativo da obra híbrida do artista capixaba Hilal Sami Hilal (1952-). Com ênfase em suas escrituras peculiares e na relação do artista com a materialidade, a pesquisa se concentra na sua produção de obras em papel artesanal e em chapa de cobre. Tem-se como objetivo evocar novas possibilidades de leituras de seus trabalhos com as escritas. Para isto propomos aproximações entre os elementos simbólicos da obra e conceitos de teóricos contemporâneos. A partir disto, são elaboradas análises comparadas entre o Livro Redondo (2005) de Hilal e dois poemas visuais com formas circulares. São estes: O Ovo (sec. III a.C.), de Símias de Rodes, e Ovonovelo (1955), de Augusto de Campos.

Palavras-chave: Processo de criação, arte, escrita, poesia visual, livro-objeto, Hilal Sami Hilal.

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