A CADEIRA DE MADEIRA TORNEADA: Objeto de desejo doméstico e produção moderna presente na obra “O Importuno”, de Almeida Júnior

Nome: Denise Maria Chane Buzetto
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 06/06/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Aparecido Jose Cirilo Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Ana Maria Tavares Cavalcanti Examinador Externo
Angela Maria Grando Bezerra Examinador Interno
Aparecido Jose Cirilo Orientador

Resumo: Este trabalho aborda a temática da pintura de interiores, seu objeto de estudo é a presença da cadeira de madeira vergada, tipo Thonet, um objeto doméstico inserido na obra O Importuno, de José Ferraz de Almeida Júnior (1859-1899), como índice, uma contaminação do espírito modernista, uma presença de modernidade na obra deste pintor brasileiro do século XIX. A problemática surge da pergunta: quais as relações possíveis de serem estabelecidas a partir da verificação da presença de uma cadeira de madeira vergada – que se torna ícone da modernidade, na obra de um pintor acadêmico? Portanto, o objetivo desta pesquisa é examinar a cadeira de madeira vergada, como objeto da modernidade, como objeto doméstico que está contido na pintura de interior na obra O Importuno, buscando estabelecer relações que possam colocá-la como uma intrusa modernista na obra acadêmica do pintor em estudo. A pesquisa é de caráter exploratório, assumindo a forma de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo de cunho qualitativo. Os dados foram coletados durante o período de maio de 2012 a janeiro de 2014, através de observação – apreciação e análise do objeto de estudo na Exposição da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e principalmente, referências bibliográficas – o levantamento contou com a contribuição de alguns autores que promovem a temática proposta, entre os quais: Marize Malta, em destaque; Karin Philippov; Jorge Coli; Phyllis Benet Oates, Gaston Bachelard, Fernando Novais e Rafael Cardoso Denis. O trabalho parte da concepção de objeto de desejo apresentado por Malta, relacionada à percepção dos demais autores sob o tema proposto – pintura de interiores. Concluiu-se que a cadeira de madeira vergada presente na obra O Importuno se revela a partir do seu processo de produção moderna um possível indício de modernidade presente de maneira velada nesta obra de um pintor acadêmico, quase que uma intrusa na pintura.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910