O corpo na poética de Nazareth Pacheco na década de 1990

Nome: HIÁSCARA ALVES PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/05/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALMERINDA DA SILVA LOPES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALMERINDA DA SILVA LOPES Orientador
ANGELA MARIA GRANDO BEZERRA Examinador Interno
LEILA APARECIDA DOMINGUES MACHADO Examinador Externo

Resumo: RESUMO

Esta dissertação tem como objeto de estudo a produção artística de Nazareth Pacheco (São Paulo - 1961). Investiga a questão do corpo em sua poética através da análise de algumas das séries que produziu principalmente na década de 1990. Utensílios médicos, receitas, frascos de medicamentos, anzóis, agulhas, lâminas de barbear, acrílico, miçangas, cristais, canutilhos, são alguns dos materiais inusitados utilizados pela paulistana para compor seu universo objetual. O corpo é o elemento temático que perpassa toda a sua produção. Pacheco tornou-se conhecida no último decênio do século XX, sobretudo, por produzir objetos que por convenção são destinados ao corpo humano agregando-lhes materiais cortantes ou perfurantes, para invalidar suas funções originais. A abordagem busca analisar as referências ao corpo na obra da artista, de modo a contribuir com novos elementos para uma maior compreensão de sua poética e ainda com os estudos recentes da história da arte brasileira. O presente estudo tem como base um corpus teórico que abrange as questões do corpo na arte contemporânea, a fortuna crítica e os depoimentos da autora dos referidos objetos de arte.

Palavras-chave: Nazareth Pacheco. Arte contemporânea. Corpo.

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