Cildo Meireles: inserção e desvio no transitar conceitual.

Nome: JULIANA DE SOUZA SILVA ALMONFREY
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/12/2009
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANGELA MARIA GRANDO BEZERRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALMERINDA DA SILVA LOPES Examinador Interno
ANGELA MARIA GRANDO BEZERRA Orientador

Resumo: O presente estudo tem como objeto de investigação a produção do artista plástico brasileiro Cildo Meireles. Analisa alguns de seus trabalhos localizados nos anos de 1960 e 1970 e a série Objetos Semânticos, produzida na década de 1980. Discute a existência de um trânsito do artista pela arte conceitual, no qual problematiza o campo da arte e produz obras envolvidas com questões do contexto político-social local, reveladoras de um acento ideológico em seu percurso pelo conceitual. Investiga, nesse transitar, as apropriações do artista de objetos do dia a dia e sua articulação a palavra. Na formação do par objeto e linguagem analisa como Meireles estreita seu trabalho com a realidade e com a cultura, distanciando-se das operações conceituais analíticas da primeira produção conceitual americana e britânica. Destaca como recorre à palavra para construir um território amplo para o envolvimento do público com suas obras, em que a inserção da arte no cotidiano se faz uma de suas estratégias mais marcantes. No emprego da linguagem pelo artista, estuda como ela potencializa a tendência de engendrar desvios em sua poética, na qual investiga a falibilidade do que parece determinado e oferece ao público um espaço de fruição repleto de desdobramentos e desmontes de expectativas.

Palavras-chave:
Cildo Meireles. Pós-modernidade. Arte conceitual. Objeto e linguagem. Arte e vida.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910