Crônica de uma dispersão anunciada: as imagens da capela da Ordem Terceira da Penitência e da Igreja conventual de São Francisco de Vitória.

Nome: ANDREA APARECIDA DELLA VALENTINA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/05/2009

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AISSA AFONSO GUIMARÃES Examinador Interno
MARIA CRISTINA CORREIA LEANDRO PEREIRA Orientador
MARIA REGINA EMERY QUITES Examinador Externo

Resumo: A presente dissertação tem como escopo inventariar, estudar e localizar, quando possível, as imagens pertencentes ao convento de São Francisco de Vitória. É também nosso intento verificar a disposição original destas imagens, bem como suas migrações e transferências, analisando, para tanto, a presença franciscana na cidade de Vitória e suas implicações na religiosidade laica capixaba. Sendo assim, torna-se necessário estudar a história franciscana no Espírito Santo e em especial em Vitória, desde sua instalação, no século XVI, até o declínio da Ordem no final do século XIX, o que levou à demolição do convento. De grande relevância, nesse sentido, é a análise das relações entre os franciscanos e as associações religiosas laicas, e entre os franciscanos e o bispado, criado em 1895. Com a demolição do convento, as imagens originalmente localizadas na igreja de São Francisco, na capela dos Terceiros da Penitência de São Francisco e na capela de Nossa Senhora das Neves, construída nos terrenos dos franciscanos, foram dispersas. Muitas se perderam, mas de outras pudemos estabelecer o paradeiro graças a esta pesquisa. Além da investigação acerca do destino das imagens franciscanas, fundamental é também conhecer e analisá-las segundo sua relação com a religiosidade laica capixaba ao longo dos séculos, atentando para os poderes, funções e usos das imagens, notadamente nas procissões e festas religiosas.
Com esse estudo, acreditamos contribuir para a revalorização do patrimônio histórico e artístico do Espírito Santo e também para o desenvolvimento de pesquisas sobre as imagens religiosas no estado.
PALAVRAS-CHAVE: CONVENTO DE SÃO FRANCISCO; VITÓRIA-ES;
IMAGENS

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910