Monumento histórico, paisagem e lugar: análise fenomenológico da Igreja e Residência de Reis Magos

Nome: Miria Donadia Nascimento
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/08/2008
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
Clara Luiza Miranda Co-orientador
TARCISIO BAHIA DE ANDRADE Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
Clara Luiza Miranda Coorientador
Roberto luis Torres Conduru Examinador Externo
Aissa Afonso Guimarães Examinador Interno
TARCISIO BAHIA DE ANDRADE Orientador

Resumo: O trabalho proposto abordará a percepção do lugar formado pelo monumento histórico e a paisagem na qual está inserido. De maneira geral, procurará analisar a percepção do objeto arquitetônico, especialmente como este se relaciona com o ambiente que o circunda. A abordagem desta relação tão particular será realizada através de um método de origem filosófica, conhecido como fenomenologia da arquitetura. Esta teoria do conhecimento foi proposta pela primeira vez pelo arquiteto norueguês Christian Norberg-Schulz (1926-2000) na década de 1970, a partir da interpretação dos escritos do filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976), em especial o texto Construir, habitar, pensar. É nele em especial que Heidegger trata da relação do homem com o mundo, o seu habitat por excelência. Considerando a
arquitetura como reveladora da essência do lugar, Norberg-Schulz instiga a percepção de seu caráter através das construções existentes, juntamente com os elementos e as particularidades naturais do ambiente. Sob esta perspectiva, o estudo em questão procurará compreender o ambiente ao redor de um dos mais importantes complexos construídos pelos jesuítas no início da colonização do Brasil:
o complexo formado pela Igreja e Residência dos Reis Magos, localizada em Nova Almeida, Serra, ES. A análise considera que, além de se situar em uma paisagem privilegiada, composta por um panorama onde mar e rio se encontram, trata-se de uma edificação tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Desta forma, estarão presentes não apenas os valores estéticos e paisagísticos, mas
também históricos e culturais do conjunto.

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