A FOTOGRAFIA NA MEDIAÇÃO DA ARTE

Nome: Ignez Capovilla Alves
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/11/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Gaspar Leal Paz Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Alexandre Curtiss Alvarenga Examinador Externo
Almerinda da Silva Lopes Examinador Interno
Gaspar Leal Paz Orientador

Resumo: Ao passo que os museus estabelecem um estatuto de conservacao e valorizacao de obras, eles tambem descontextualizam as artes de seu lugar de origem, propondo recontextualizacoes, releituras e interpretacoes ao publico que frequenta esses espacos. Trata-se de uma abordagem historica da fotografia e das problematizacoes surgidas a partir de suas transformacoes tecnicas. Para a compreensao desse contexto, observa-se o impacto do conceito de reprodutibilidade em Walter Benjamin e suas implicacoes na ideia de distorcao, defendida por John Berger. Essas discussoes alcancam tambem as ideias de equalizacao da imagem, proposta nas obras de Andre Malraux e Aby Warburg. Nesse sentido, sublinha-se a contribuicao de artistas cujas obras fotograficas restituem ao espectador um significado ampliado da obra de arte e propoem diferentes possibilidades para rever a historia da arte, questionar o sistema das artes, assim como a forma de organizacao dos museus e a apropriacao fotográfica, como e o caso de Bruno Moreschi (Brasil) e Louise Lawler (EUA).

Palavras-chave: Fotografia, arte contemporanea, digitalizacao, mediacão. (versão provisória)

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