A FOTOMONTAGEM VANGUARDISTA E SUAS NOVAS FORMAS: UM ESTUDO SOBRE A MANIPULAÇÃO FOTOGRÁFICA E SEU USO NA ARTE

Nome: RENATA CARDOSO MARINHO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALMERINDA DA SILVA LOPES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALMERINDA DA SILVA LOPES Orientador
ANDRÉ MALVERDES Examinador Externo
DAVID RUIZ TORRES Examinador Interno

Resumo: Visando explorar o universo das fotografias manipuladas plasticamente, este trabalho pretende discutir conceitos filosófico-fotográficos como manipulação, realidade, simulação, índice, encenação, materialidade e reprodutibilidade, para, assim, adentrarmos nas imagens em que
concentramos a pesquisa. Analisamos a mudança na Arte em que o valor de exposição se sobrepõe o valor de culto, gerando uma nova forma de olhar, produzir e estudar Arte. Com base nesses conceitos, investigamos manipulações de fotografias dos seguintes movimentos
artísticos: o Pictorialismo e a sua busca do estatuto de arte para a imagem fotográfica, a partir de mudanças pictóricas realizadas nos seus negativos; o Construtivismo Russo e seu uso a favor da Revolução Russa, como ferramenta propagandística do Estado Soviético e crítica ao nazismo; o movimento Dadaísta que surge durante a tensão existente no período entre guerras na Europa, baseado no caos e na desordem, derrubando, de forma sarcástica, os usos tradicionais da arte; e o movimento Surrealista, lançado pelo escritor Breton e inspirado nas ideias de Freud da psicanálise e no despertar do inconsciente primitivo do homem. Comparando os resultados obtidos dos processos analógicos desses movimentos artísticos ao uso do programa Photoshop, software disponível aos computadores para alterar a imagem fotográfica através de atalhos e funções selecionadas. Provando, assim, que os processos criativos utilizados nas vanguardas através de tecnologia analógica foram emulados com o uso de funções disponíveis no Photoshop mediante tecnologia digital: a forma de modificar a imagem foi imitada no software para facilitar o seu uso e promover a sua comercialização, a partir do que já era conhecido. Processos que demoravam para serem elaborados de acordo a
intenção do artista, os objetivos do movimento e o poder monetário para aquisição dos materiais necessários (de alto custo no passado), agora passam a ser reproduzidos na interface do computador em curto espaço de tempo, utilizando apenas o olhar e funções do teclado
programados em atalhos do programa. As possibilidades foram multiplicadas, atendendo as necessidades artísticas da sociedade digital, onde o retorno precisa ser sincronizado aos acontecimentos da cultura contemporânea. Palavras chave: Fotografia; manipulação; Photoshop.

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