CORPOS, VESTUÁRIO E ESTRUTURA SOCIAL: a arte germânica da iluminura no Codex Manesse (século XIII)

Nome: BEATRIZ PASSAMAI PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/05/2018

Banca:

Nomeordem crescente Papel
RICARDO LUIZ SILVEIRA DA COSTA Orientador
JORGE AUGUSTO DA SILVA SANTOS Examinador Externo
ALEXANDRE EMERICK NEVES Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa investigou o vestuário dos cavaleiros ministeriais no Große Heidelberger Liederhandschrift, com o intuito de captar os reflexos da ordem social medieval do século XIII a partir das iluminuras presentes neste manuscrito. As miniaturas do Manessische Handschrift são uma excelente referência para a ideia que se tem sobre a vida e o mundo na Idade Média, já que retratam muito bem o panorama do vestuário medieval. As vestes são uma extensão do corpo, elemento tão caro à concepção cristã do medievo. Inventariamos as peças que compõem o vestuário dos cavaleiros ministeriais; categorizamos tais peças com base na hierarquia social medieval e relacionamos características tais como cores e cortes à ordem hierárquica social medieval. Por ser uma pesquisa teórica, utilizamos fontes primárias e secundárias, tais como: Codex Manesse:Die Miniaturen der Großen Heidelberger Liederhandschrift (Ingo Walther e Gisela Siebert), Tratado do Amor Cortês (André Capelão), A Arte de Amar (Ovídio) e os Lais de Maria de França. A análise deste estudo foi fundamentada pelo método proposto por Erwin Panofsky (1892-1968) na obra Significado nas Artes Visuais. O estudo apoiou-se também na noção de imagem sugerida por Jean-Claude Schmitt (1946- ) em duas obras: O Corpo das Imagens e Dicionário Temático do Ocidente Medieval. No universo das 137 iluminuras, foram selecionadas seis, a partir de dois critérios: 1) vestuário de cavaleiros ministeriais; 2) imagens que contivessem uma figura masculina e uma feminina. A partir da análise das seis iluminuras selecionadas, conseguimos flagrar os reflexos da ordem social medieval do século XIII, ao observarmos a vestimenta dos trovadores representados no Codex Manesse. Nas imagens, prevaleceu a ocorrência do traje civil, muito utilizado pela nobreza e, por conseguinte, pelos ministeriais.
Palavras-chave: Arte medieval, Iluminuras, Vestuário, Codex Manesse, Corpo.

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