O CORPO NA ICONOGRAFIA CRISTÃ: O RETÁBULO DE SÃO VICENTE DE SARRIÁ (1455-1460)

Nome: MICHELE CORDEIRO DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 13/07/2017

Banca:

Nome Papelordem decrescente
JORGE AUGUSTO DA SILVA SANTOS Examinador Externo
ALEXANDRE EMERICK NEVES Examinador Interno
RICARDO LUIZ SILVEIRA DA COSTA Orientador

Resumo: As formas humanas sempre foram fonte de fascínio. Figuram como a força motriz de inúmeras discussões para as ciências humanas e também para as artes plásticas. Ao longo da história, as sociedades costumeiramente produziram imagens do corpo. Estas exprimem uma forma particular de construção simbólica atrelada a um determinado contexto sociocultural. Para esta dissertação, optamos pela a análise de alguns compartimentos do Retábulo de São Vicente de Sarriá (1455-1460) produzidas no ateliê do artista catalão Jaume Huguet (1414-1492). O políptico foi produzido para a igreja paroquial de Sarriá e representam episódios da vida de São Vicente Mártir (†304). O principal objetivo deste trabalho foi analisar as particularidades do conceito de corpo tal como foi estabelecido no Ocidente Cristão. As obras selecionadas foram confrontadas com os textos hagiográficos, a partir da metodologia de análise iconográfica com o intuito de verificar como a arte sacra dimensionava o corpo na representação dos santos mártires. A presente investigação parte da premissa de que o gótico tardio, já com forte influência do alvorecer da Renascença, teve alguns aspectos peculiares na região da Catalunha e que o Retábulo de São Vicente de Sarriá (1455-1460) representava um momento em que o gótico entrava em um período de transição no qual os pressupostos representacionais começaram a ser questionados.
Palavras-chave: Corpo, iconografia cristã, São Vicente, Jaume Huguet.

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