IMAGINANDO A ARTE: UM ESTUDO SOBRE AS IMAGENS TÉCNICAS EM PERSPECTIVA FLUSSERIANA E SUA INSERÇÃO NA ARTE CONTEMPORÂNEA

Nome: Sandro de Souza Novaes
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/11/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Ricardo Mauricio Gonzaga Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Alexandre Emerick Neves Examinador Interno
Andreia Chiari Lins Examinador Externo
Ricardo Mauricio Gonzaga Orientador

Resumo: Essa dissertação reflete sobre as imagens técnicas, a princípio seu desenvolvimento junto com os acontecimentos político sociais da humanidade nos períodos denominados como Pré-história, História e Pós-história pelo Filósofo Vilém Flusser. Através de uma abordagem histórica/analítica estudamos como e quais foram os principais acontecimentos que marcaram cada período acima citado e suas implicações na sociedade, e por consequência, nas práticas artísticas. Em seguida focamos no período pós-histórico para analisar como se deu a inserção das fotografias – primeiras imagens técnicas - nas práticas artísticas contemporâneas. E por fim, fazemos um estudo de casos sobre a produção de dois artistas do referido período: Jan Dibbets e Thomas Demand, cuja produção nos dá uma ideia da amplidão das possibilidades das imagens técnicas.
Palavras-chave: Imagem técnica, Vilém Flusser, pós-história, arte contemporânea, fotografia

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910