METAMORFOSES DO CINEMA PUNK (1975-1990)

Nome: Raphael Genuino de Araujo
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/08/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Erly Milton Vieira Junior Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Erly Milton Vieira Junior Orientador
Gelson Santana Penha Examinador Externo
Gisele Barbosa Ribeiro Examinador Interno

Resumo: Esta pesquisa pretende analisar uma série de produções cinematográficas oriundas do ambiente punk americano e inglês, entre os anos 1975 – 1990, a partir de reflexões relativas a seus aspectos políticos, econômicos, estéticos e comparecimento da corporeidade punk. Busca, primeiramente, entender as relações econômicas-estéticas que percorrem a história do punk e suas manifestações, que assumem uma agenda de divergência a cultura mainstream e ao capitalismo. A dissertação procura estabelecer nexos entre cinema, elementos estéticos punks e seus compromissos a partir de filmes agrupados em três tendências: No Wave Cinema, Cinema Of Transgression e Cinema Punk Inglês, ao mesmo tempo em que confirma a inseparabilidade entre politica, economia e estética, considerando que essas obras cinematográficas tornam possível o acesso à experiência do punk ainda de um ponto de vista atual. Para isso, são importantes autores como Stacy Thompson, Jacques Rancière, Walter Benjamin, Gilles Deleuze e Félix Guattari, que ajudarão na articulação teórica dessas concepções. Nesse mesmo sentido, através de contribuições de David Le Breton, Jim Ellis e Nízia Villaça o trabalho tem a intenção de evidenciar as possíveis estratégias de utilização do corpo como suporte simbólico cinematográfico e no movimento punk.Palavras-chave: Cinema Punk, Punk, Economia, Faça Você Mesmo, Estética, Subcultura.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910