ARTE E FILOSOFIA

Código: PPGA-206
Curso: Mestrado em Artes
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Abordagem da relação entre as expressões culturais e a filosofia mediante análise de interpretações estéticas. Trata-se de incitar a pesquisa e a compreensão de linguagens artísticas a partir de eixos temáticos, tais como: o processo criativo, a comunicação, o papel da interpretação, a linguagem como fenômeno de expressão e a crítica à normatividade ética e estética.
Bibliografia: .
BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

BORNHEIM, Gerd. Páginas de filosofia da arte. Rio de Janeiro: UAPÊ, 1998.

______. Temas de filosofia. Organização: Gaspar Paz. São Paulo: Edusp, 2015.

DELEUZE, Gilles, FELIX, Guatarri. O que é filosofia? Tradução de Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DIDI-HUBERMAN, Georges. « Devolver uma imagem ». Pensar a imagem. Tradução de Carla Rodrigues, Fernando Fragozo, Alice Serra e Marianna Poyares. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Org. Manoel Barros de Motta. Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

HEGEL. G.W.F. Cursos de Estética. Vol I. Tradução Marco Aurélio Werle. São Paulo: Edusp, 1999.

JIMENEZ, Marc. O que é estética? São Leopoldo: UNISINOS, 1999.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do Juízo. Trad. Valerio Rohden e Antonio Marques, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O Olho e o Espírito: seguido de A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A Dúvida de Cézanne. Tradução Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira; Prefácio Claude Lefort; pósfacio Alberto Tassinari. São Paulo: Cosac e Naify, 2004.

NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas. Tradução Rubens Rodrigues Torres Filho. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

NUNES, Benedito. A clave do poético. Org. Victor Sales Pinheiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

OSORIO, Luiz Camillo. “Crítica e filosofia da arte”. In Arte e ruptura. Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2013.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2009.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910