Estrutura curricular

Estrutura curricular 

Mestrado Acadêmico Homologado pelo CNE (Port. MEC 1077, de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, sec. 1, p. 25). Número de créditos para titulação em disciplinas: 24; número de créditos para titulação pela conclusão da dissertação: 12; número de créditos para estágio docência: 02; periodicidade de seleção: Anual.

Cada disciplina obrigatória e optativa possui 4 créditos e 60 horas. O discente cursa, no mínimo, 4 obrigatórias e 2 optativas durante o curso. Assim, o mestrando integraliza um mínimo de 24 créditos em disciplinas (16 em obrigatórias e 8 em optativas) e mais 12 créditos em Dissertação de Mestrado.

O Estágio Docência é realizado preferencialmente no terceiro semestre do curso.

O curso de Mestrado do PPGA possui duração mínima de 12 meses e máxima de 27 meses, sendo que para bolsistas, o “prazo máximo” indicado para conclusão é de 24 meses. 

Disciplinas Créditos Duração
Metodologia de Pesquisa em Arte (obrigatória) Quatro (04) 60 horas
Teoria e História da Arte Moderna (obrigatória) Quatro (04) 60 horas
Teoria e História da Arte Contemporânea (obrigatória) Quatro (04) 60 horas
Seminários de Arte (obrigatória) Quatro (04) 60 horas
Disciplina optativa Quatro (04) 60 horas
Disciplina optativa Quatro (04) 60 horas
Dissertação de mestrado I (obrigatória) Doze (12) 180 horas

Sugestão de sequência de períodos

1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º semestre
2 obrigatórias
1 optativa
2 obrigatórias
1 optativa
Qualificação
(Estágio Docência - alunos bolsistas)
Defesa

 

Qualificação

O exame de qualificação é obrigatório para todos os discentes matriculados e acontece no início do terceiro semestre do curso. O dossiê de qualificação deverá ser protocolado na secretaria do PPGA, geralmente até o dia 31 de março do ano subsequente ao ingresso do mestrando no curso. As defesas ocorrem em até 40 dias desse protocolado. Para a qualificação é solicitado o projeto de pesquisa reformulado, contendo: sumário, introdução, revisão bibliográfica, justificativa, objetivos, hipóteses, comentário dos capítulos propostos, um capítulo completo (no mínimo) e bibliografia.

Estágio docência

Realizado durante um semestre, preferencialmente o terceiro, tem carga horária de 60 horas. É obrigatório para bolsistas e opcional aos demais discentes. Recomenda-se que o planejamento seja feito no semestre precedente à realização do estágio. O mestrando deve apresentar ao PPGA o plano teórico e didático a ser desenvolvido, com anuência do professor orientador, contendo: identificação da graduação e do Departamento de Ensino, plano de trabalho, conteúdo programático e bibliografia referencial. Ao término do estágio, o mestrando deverá apresentar um relatório circunstanciado de atividades desenvolvidas.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910