I Mostra Nacional Audiovisual ES: Há um lugar para a arte?

"A Coordenação Geral do VII COLARTES 2019 vem convidá-los a participarem da I Mostra Nacional Audiovisual ES: Há um lugar para a arte?, a ser realizada na cidade de Vitória/ES, de 20 a 22 de agosto, das 19h às 20h30, no Cine Metrópolis, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Com curadoria de Jessica Dalcolmo e Lindomberto Ferreira Alves, a primeira edição da mostra se constitui em ganha materialidade a partir dos olhares de 28 artistas convidados, atentos ao poder inquietante e provocador que a explosão da obra na vida tem promovido ao fazer artístico na condição histórica do presente.  A mostra integra a programação artístico-cultural do VII COLARTES 2019, e em linhas gerais propõe extrapolar as discussões puramente academicistas, acolhendo e incorporando aos eixos estruturantes desta edição do evento, outros espaços para se inquirir sobre a questão peremptória e nada circunstancial: há um lugar para a arte?.

Em sua primeira edição, a Mostra Nacional Audiovisual ES: Há um lugar para a arte? conta com a participação de: Alexandre Sequeira (PA), Amanda Amaral (ES), André Arçari (ES), Cao Guimarães (MG), Castiel Vitorino Brasileiro (ES), Diego Nunes (ES), Erly Vieira Jr (ES), Fernando Ribeiro (PR), Gabriela Caetano (SC), Geovanni Lima (ES), João Victor Coser (ES), Marcos Martins (CE), Marcus Vinícius (ES), Mariana Teixeira Elias (SP), Mavi Veloso (SP), Miro Soares (MG) & Bruno Zorzal (ES), Mônica Nitz (ES), Natália Farias (ES) & Reyan Perovano (ES), Natalie Mirêdia (ES), Paulo Bruscky (PE), Rafael Segatto (ES), Rebeca Ribeiro (ES), Rubiane Maia (ES) & Renata Ferraz (SP), Shima (SP) e Wagner Rossi Campos (MG).

A mostra se constitui como um trampolim para o confronto com a própria experiência estética, em especial a do campo audiovisual, meio profícuo de ampliação e complexificação sobre as múltiplas formas de se discutir a arte na contemporaneidade.  Sendo assim, a finalidade é apresentar ao público um pequeno recorte da produção em audiovisual de artistas e pesquisadores com projeções nacional e internacional, que buscam, cada um à sua maneira, não só uma inflexão sobre a nossa atualidade, como, também, uma contestação dos regimes de (in)visibilidade das relações sistêmicas da arte, conduzindo a afirmação de novas dimensões do estético, distintas dos sistemas de valores essencialmente artísticos.

Se o contexto atual, não por acaso, parece ruir a cada dia as bases das instituições de ensino e cultura do país, subentendendo a antítese de que uma sociedade poderia viver sem arte e cultura, a mostra objetiva promover um espaço prolífico de reflexão crítica a partir da complexa rede de experimentações poéticas engendradas por artistas locais e nacionais de nossa época."

Para acessar o programa detalhado de exibição dos trabalhos que compõem a mostra, acesse o site:  https://viicolartes2019.webnode.com/arte-e-cultura/