Defesa de dissertação de mestrado

Mestrando(a):  Ernandes Zanon Guimarães
Título: SUPERFÍCIES E (DES)CONSTRUÇÕES NO PROCESSO VIDEOGRÁFICO NA DÉCADA DE 1980, EM VITÓRIA/ES
Data: 23/07/2020
Horário: 14h
Local:  Webconferência – Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos

Banca Examinadora: 
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Angela Maria Grando Bezerra (PPGA/UFES)
Examinador Interno: Prof. Dr. Aparecido José Cirilo (PPGA/UFES)
Examinador Externo: Prof.ª Dr.ª Rosana Lucia Paste (DAV/UFES)

Resumo
O surgimento do vídeo na década de 1960 nos EUA, colocou as novas tecnologias no centro do debate da arte contemporânea, provocando transformações que redefiniram os processos de produção e circulação audiovisual. O vídeo se desenvolveu como uma linguagem híbrida, e passou a exercer um papel fundamental nas transformações da narrativa e da linguagem cinematográfica, que passou a dialogar com o mundo da imagem eletrônica, explorando as suas possibilidades estéticas. A partir dos anos 1960, a videoarte incorporou características do cinema e da TV, desconstruindo suas formas imagéticas, influenciando nos anos 1980 o videoclipe que mesmo surgindo como ferramenta de divulgação da indústria fonográfica, introduziu novos efeitos visuais levando o telespectador a ouvir e ver a música em sua dimensão audiovisual. No Brasil, nos anos 1970 o vídeo é usado inicialmente como uma alternativa para artistas plásticos experimentar novos meios em suas obras. A dissertação faz um mapeamento cartográfico do processo de produção videográfica na década de 1980, em Vitória/ES identificando as primeiras experimentações com o vídeo feitas pelo movimento Balão Mágico, até a aquisição de um aparelho de videocassete e uma câmera Betamax pelo curso de Comunicação, que possibilitou o surgimento de uma efervescente produção que se caracterizou como o primeiro Ciclo Videográfico, que provocou a retomada da produção audiovisual capixaba. Como consequência desse processo, na década de 1990 caracterizada como a pós-retomada, o vídeo foi evoluindo, tanto em seu aspecto técnico, quanto em seu aspecto estético, solidificando uma produção videográfica e cinematográfica com vídeos e longasmetragens digitais capixabas.

Palavras-chave: Linguagem Videográfica; Hibridização; Novas Tecnologias; Cinema;
Desconstrução; Processo.

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