Mestrando(a):  Ana Claudia de Sena Firmino
Título:  "GESTOS DE DESENHO EM LINHAS DE FUGA: Estratégias na construção do desenho performativo na Arte Contemporânea"
Data:  23/05/2019
Local:  Sala 2 da Pós-Graduação do Centro de Artes.

Prof. Dr. Ricardo Maurício Gonzaga (Orientador - PPGA/UFES)
Prof. Dr. Gaspar Leal Paz (Examinador Interno - PPGA/UFES)
Prof. Dr. Diego Rayck da Costa (DEFA/UFES)

Resumo: FIRMINO, Ana Cláudia de Sena. Gestos do desenho em linhas de fuga: estratégias na construção do desenho performativo na Arte Contemporânea. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória – ES. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Maurício Gonzaga.
Esta pesquisa propõe pensar uma série de questões, inerentes ao desenho, que propicia estratégias à construção do desenho performativo na arte contemporânea. O uso do termo desenho performativo refere-se ao processo criativo que evidencia o gesto de desenhar do corpo do artista durante a ação do desenho, evidenciado através de proposições estratégias ligadas à projeção mental, considerando questões fenomenológicas que alteram a noção de projeto ao problematizá-lo dentro do espaço e tempo de ação. Para isso trata se o desenho detentor de linhas de fuga ou de ruptura, através da filosofia de Gilles Deleuze, para enxergar as mais diversas, variadas e até presumidas desconexas possibilidades do desenho, para além das concepções e técnicas tradicionais. O estudo é firmado em aportes teóricos de outros autores e análise de trabalhos artísticos que exploram a ação do corpo do artista na criação, com possibilidades de leitura de trabalhos numa óptica do gesto de desenhar, no sentido de fomentar proficientes diálogos.
Palavras-chave: Arte contemporânea. Desenho Performativo. Gesto de desenhar. Corpo. Desenho.