Defesa de dissertação de mestrado

Mestrando(a):  Francimara Salvador
Título:  AS FRONTEIRAS DE GIZ ENTRE NARRATIVA, REAL, E FICÇÃO NA ARTE DO AGORA
Data:   26/09/2018
Horário:  16h
Local: sala 5

Banca Examinadora:
Prof. Dr.  Ricardo Mauricio Gonzaga (Orientador - PPGA/UFES)
Prof. Dr.  Aparecido José Cirilo (Examinador Interno - PPGA/UFES)
Profa. Dra.  Daniela Zanetti (Examinador Externo – UFES).

Resumo
Essa dissertação começou com o questionamento sobre o propalado fim da narrativa, e, ao mesmo tempo, do arrefecimento (ou sequer existência) da força transformadora da arte. O escrito que aqui se apresenta se inicia inquirindo sobre o olhar para trabalhos de arte, que concebem por vezes narrativas inteiras, ou trechos. Ou mesmo sobre a impressão fugidia, ao pensar sobre uma obra, de que nos afigura como uma narrativa. Além disso, esse tergiversar, resultado da pesquisa acadêmica, reflete, sobre a tendência na recente produção artística visual de questionamento das bordas entre realidade e ficção. O recorte dos artistas é inspirado somente no afeto particular da autora dessa escrita. Conclui-se, com a proposição de que há inúmeras formas do embate entre arte e real, e com adesão às ideias de Jacques Ranciére e Chantal Mouffe, de que a arte tem potencial transformador, e de subversão da hegemonia, e que essa narrativa da arte do agora se torna política à medida que se propõe ser resistência, como o Baudelaire, retratado por Walter Benjamin, resistente em pleno advento do capitalismo e modernidade.

Palavras-chave: Narrativa. Real. Realidade. Ficção. Político

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