Mestrando(a):  Barbara Lofiego Pimenta Lofêgo
Título:  O CORPO FEMININO EM SOFRIMENTO: O MARTÍRIO DE SANTA EULÁLIA (c. 1442-1445) DE BERNAT MARTORELL (c.1390-1452)
Data:   27/08/2018
Horário:  14:00
Local: Sala 2

Prof. Dr. Ricardo Luiz Silveira da Costa (Orientador - PPGA/UFES)
Prof. Dr. David Ruiz Torres (Examinador Interno - PPGA/UFES)
Prof. Dr. Luiz Augusto de Oliveira Astorga (Examinador Externo – Universidad O’Higgins/ Instituto Angelicum).

Resumo
Este trabalho de dissertação aborda o martírio como ornamento do corpo santificado, ornamento não como apenas um artifício decorativo, mas como parte construtiva e originária do objeto. Sua aplicação no caso dos martírios de santos no fim da Idade Média possibilitou-nos compreender o imaginário que permeou as figurações que têm como protagonistas a transgressão do corpo santificado. Buscamos compreender como esse motivo iconográfico foi reverenciado por aqueles cristãos que enxergavam beleza e harmonia nessas imagens, e em como os temores e esperanças que envolviam a questão do perecimento carnal foram enxergados nesse período. Como estudo de caso, uma análise do Retábulo de Santa Eulália (1442-1445), do artista catalão Bernat Martorell (1390-1452). Para uma delimitação precisa do tema, engendramos uma investigação sobre o corpo feminino. O método consistiu em uma interpretação iconológica baseada nos preceitos de Erwin Panofsky (1892-1968), aplicado em duas partes do Retábulo. Por fim, abordamos o anacronismo das imagens, ou seja, como o anacronismo é importante para o entendimento da obra, no que se refere não apenas ao tempo do artista, mas também à apreensão de sua obra além do tempo em que ela foi formulada.

Palavras-chave: Arte Medieval − Século XV – Martírio − Santa Eulália − Morte − Gótico Internacional − Bernat Martorell.