Mestrando(a): Paula de Souza Santos Graciolli Silva
Título: Ressonâncias da representação do trabalho camponês medieval na arte de Jean-François Millet (1814-1875)
Data: 14/07/2017
Local: Sala de webconferência da PRPPG

Prof. Dr. Ricardo Luiz Silveira da Costa (Orientador - PPGA/UFES)
Profa. Dra.  Angela Maria Grando Bezerra (Examinador Interno - PPGA/UFES)
Profa. Dra.  Adriana Maria de Souza Zierer (Examinador Externo – UEMA)
Profa. Dra. Stela Maris Sanmartin  (Examinador Externo – UFES)

Resumo
Esta dissertação versa sobre a representação do camponês em objetos artísticos medievais e nas pinturas do artista romântico/realista Jean-François Millet (1814- 1875). Os objetivos desta pesquisa consistem em estabelecer paralelos entre ambas reproduções, aspectos comuns e dissonantes e identificar a significância da apresentação desses indivíduos na Arte, uma vez que sua condição social paupérrima não o habilitaria para tanto. Interessa-nos, desse modo, a compreensão das particularidades das obras selecionadas. Distintos suportes teóricos possibilitaram um melhor entendimento sobre elas. Examinar o contexto histórico de cada período proposto, as configurações sociais, econômicas e artísticas são necessárias para a leitura das imagens propostas. Diante do exposto, pretende-se enriquecer o campo de discussão que flanqueia a temática campesina, suas ressonâncias e sua relevância no âmbito artístico.

Palavras-chave: Arte, Camponês, Medieval, Jean-François Millet.