Postal Art in Latin America: network of marginal circulation of messages, texts and images denouncing the social political reality (1968-1985)

Summary: O objetivo do projeto de pesquisa é refletir sobre a Arte Postal, Arte Correio ou Mail Art, que circulou em rede constituindo um sistema de comunicação internacional underground, realimentado em fluxo contínuo pelos próprios artistas e poetas visuais latino-americanos. Embora sua origem remonte ao Futurismo, no início do século XX, encontrou terreno mais fértil para se desenvolver apenas com o concretismo, na década de 1950. Na década seguinte, quando parcela expressiva dos países latino-americanos foram submetidos a regimes militares autoritários - que interditaram ou submeteram a severa vigilância os veículos oficiais de comunicação -, os artistas e poetas visuais descobriram um meio eficiente de burlar a censura, enviando imagens, mensagens e textos a interlocutores de todo o mundo, muitas vezes para denunciar a falta de liberdade, a violência e a repressão política. O meio mais usado para os envios foi o correio, o que não deixava de ser uma grande ironia – por tratar-se do órgão oficial de comunicações. Os mail artistas apostavam na eficiência do correio, na não violação das postagens e nos reduzidos custos das tarifas postais. Inserida no âmbito da arte experimental, arte alternativa ou arte conceitual, para os mail artistas o processo de criação coletiva, interativa e individual, a comunicação e a conscientização política, eram mais significativas do que o resultado final das propostas. Tais premissas rompiam com os conceitos estéticos tradicionais, com a ideia de autoria, de individualidade, de obra única e de perpetuação da arte, além de questionarem e se oporem às instituições culturais, chamando-as de instâncias seletivas, judicativas e antidemocráticas, além de que, na época, esses locais passavam por rigorosa censura dos órgãos de repressão militar. Entretanto, esses preceitos iniciais não se mantiveram por muito tempo, pois antes da metade dos anos de 1970, a arte correio se institucionalizou, passando a veiculada de maneira similar aos processos artísticos convencionais. Tornou-se, assim, alvo da censura, com o fechamento de exposições, apreensão e destruição de trabalhos e prisão de artistas, o que explica porque apenas recentemente se iniciou o processo de museografia dos acervos pelos museus, assunto que também será objeto da pesquisa. A partir do levantamento do vasto legado de imagens, catálogos de exposições oficiais e subversivas, bem como slogans e textos disponíveis em arquivos e bibliotecas públicos e privados Brasil, Argentina, Uruguai, México e França, a proposta buscará analisar a diversidade e heterogeneidade de propostas produzidas pelos artistas e reproduzidas artesanalmente ou por meios tecnológicos para alimentar a rede (gravura, carimbos, mimeógrafo, fotografia, offset, vídeo, máquinas eletrostáticas).

Starting date: 10/03/2018
Deadline (months): 48

Participants:

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Coordinator * ALMERINDA DA SILVA LOPES
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